NOTÍCIAS
IGREJA CONDENADA A INDENIZAR FIEL NO RIO GRANDE DO SU
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou a Igreja Universal do Reino de Deus a indenizar em R$ 20 mil uma seguidora da instituição. Cabe recurso. Diagnosticada com Transtorno Afetivo Bipolar, a fiel Silvia Massulo Volkweis entrou com uma ação por se sentir coagida moralmente a fazer doações à Igreja em troca de supostas recompensas divinas. Segundo a assessoria do TJ, a autora disse que passou a frequentar diariamente o culto quando passava por uma crise conjugal, cujo desfecho foi a separação.
Penhorou joias e vendeu bens para dar conta do dízimo (10% dos rendimentos do fiel) e de outras doações à igreja.
Com base em depoimentos e declarações de Imposto de Renda, o tribunal calculou redução de cerca de R$ 292 mil no patrimônio da mulher. Não há como provar, contudo, que o prejuízo seja integralmente atribuído às doações.
Na época, segundo o TJ, a fiel afirmou que se submetia a tratamento psiquiátrico e que não tinha juízo crítico. Ela diz que hoje vive em situação miserável e pediu indenização por danos material e moral.
Em sua defesa, a Igreja invocou o direito constitucional à liberdade de crença e a inexistência de prova das doações, informou o tribunal.
Em 2010, a Justiça de Esteio (região metropolitana de Porto Alegre) negou o pedido de indenização. Ela recorreu e a 9ª Câmara Cível do TJ reformou a decisão na quarta-feira (26). O processo, que correu em segredo de Justiça, foi divulgado nesta terça-feira.
A relatora do recurso, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, considerou que o Estado brasileiro é laico, o que garante a inviolabilidade de consciência e de crença.
Apesar da garantia, porém, o Estado brasileiro também garante aos seus cidadãos a inafastabilidade da jurisdição, o que determina que os atos praticados pela igreja não estão isentos do controle da Justiça.
“Diante de questões como a representada nos autos, o grande desafio do Estado, na figura do Poder Judiciário, é identificar quando condutas individuais, praticadas no interior dos núcleos religiosos, se transformam em efetiva violação de outras garantias jurídico-constitucionais”, diz a desembargadora em seu voto.
Acompanharam a votação os desembargadores Túlio Martins e Leonel Pires Ohlweiler.
Ohlweiler considerou que a Igreja não respeitou a liberdade de crença da autora, impondo-lhe uma condição de fé quando estava comprovadamente fragilizada pela doença psiquiátrica.
Para os desembargadores, a igreja abusou do direito de obter doações, mediante coação moral. Por este motivo, reformaram a decisão da primeira instância, condenando a igreja a pagar indenização por danos morais. O pedido de dano material não foi aceito. Por outro lado, a Igreja Universal do Reino de Deus informou que “irá recorrer, interpondo recurso tanto ao STJ [Superior Tribunal de Justiça], quanto ao STF [Supremo Tribunal Federal] contra esta decisão do TJ-RS, a qual inclusive, ainda não foi publicada oficialmente”.
Folha
BANHO DE LUZ CONSAGRADA
Essa você ainda não ouviu falar! Um pastor da Igreja Universal dá a seguinte sugestão: Arranque as lâmpadas da sua casa, especialmente aquelas do ambiente que estiver “carregado” e leve-as para serem consagradas. Aproveite e tome um banho de luz e seja esfregado por 120 sacerdotes da luz, fazendo alusão à lenda da lâmpada mágica que após ser esfregada sai dela um mágico, o Aladim, e realiza qualquer desejo. Após ver o vídeo, no site indicado abaixo, considere a seguinte sugestão: O pessoal está precisando mesmo é de um banho de Bíblia e de vergonha na cara!!!! Veja detalhes no link abaixo
HISTÓRIA
APENAS UMA TANGERINA
Esta história aconteceu na Inglaterra. Ainda pequena, perdi meus pais e fui parar num orfanato perto de Londres. Era mais uma prisão. Trabalhávamos 14 horas por dia. Durante o ano inteiro havia apenas um dia de descanso, no Natal, quando então, cada um recebia uma tangerina de presente. Era tudo! Sem doces, comidas ou brinquedos. Mas só a recebiam aqueles que no decorrer do ano nada fizessem para desmerecer e foram obedientes. Assim, veio o Natal. Mas isso significava, para o meu coração de criança, quase o fim do mundo. Enquanto os outros recebiam a sua tangerina, eu deveria ficar em um canto da sala e olhar. Esse era o meu castigo porque tentei fugir do orfanato. A distribuição acabou e as outras crianças foram ao pátio brincar. Mas eu deveria ir ao quarto e ficar o dia inteiro na cama. Profundamente triste e envergonhada, chorei e não queria mais viver. Após um tempo ouvi passos. A mão de alguém puxou a coberta. Olhei. Um menino chamado Willian estava ali com uma tangerina em sua mão, segurando-a para mim. Eu não sabia como conseguiram uma tangerina extra. Algo acontecera àquela tangerina. Então me veio à consciência que a tangerina já estava descascada e, quando olhei mais de perto, ficou claro. Lágrimas vieram aos meus olhos. Ao estender a mão para pegá-la o menino disse que eu precisava cuidar para que ela não se desmontasse. Dez crianças se reuniram no pátio e decidiram que eu também deveria ter uma tangerina de Natal. Assim, cada um descascou a sua e separou um gomo. Os dez gomos foram então cuidadosamente unidos em uma bela e nova tangerina. Esse foi o mais belo presente de Natal da minha vida. Ele me ensinou quão consoladora pode ser uma verdadeira amizade”. Agora pense: O que você já recebeu só esse ano e o que ainda vai receber? Você tem alguma coisa para dar? Talvez um gomo de tangerina, mas junto com outros fazem uma tangerina inteira e faz também a alegria de alguém nesse ano. Vamos lá, ainda é ano novo, é tempo de compartilhar e tempo de alegria!
História da rã que não sabia que estava sendo cozida.
Da alegoria da Caverna de Platão a Matrix, passando pelas fábulas de La Fontaine, a linguagem simbólica é um meio privilegiado para induzir à reflexão e transmitir algumas idéias. Olivier Clerc, nesta sua breve história, através da metáfora, põe em evidência as funestas conseqüências da não consciência da mudança que infeta nossa saúde, nossas relações, a evolução social e o ambiente. Um resumo de vida e sabedoria que cada um poderá plantar no próprio jardim, para desfrutar de seus frutos. Olivier Clerc, nascido em 1961 na cidade de Genebra, na Suíça, é escritor, editor, tradutor e conselheiro editorial especializado nas áreas de saúde, desenvolvimento pessoal, espiritualidade e relações humanas. É também autor de Médecine, religion et peur (1999) e Tigre et l’Araignée: les deux visages de la violence (2004). Imagine uma panela cheia de água fria, na qual nada, tranquilamente, uma pequena rã.
Um pequeno fogo é aceso embaixo da panela, e a água se esquenta muito lentamente.
(Fiquem vendo: se a água se esquenta muito lentamente, a râ não se apercebe de nada!) Pouco a pouco, a água fica morna e a rã, achando isso bastante agradável, continua a nadar. A temperatura da água continua subindo. Agora, a água está quente mais do que a rã pode apreciar. Ela se sente um pouco cansada mas, não obstante isso,
não se amedronta. Agora, a água está realmente quente e a rã começa a achar desagradável, mas está muito debilitada. Então, suporta e não faz nada. A temperatura continua a subir, até quando a rã acaba simplesmente cozida e morta. Se a mesma rã tivesse sido lançada diretamente na água a 50 graus, com um golpe de pernas ela teria pulado imediatamente para fora da panela. Isto mostra que, quando uma mudança acontece de um modo suficientemente lento, escapa à consciência e não desperta,
na maior parte dos casos, reação alguma, oposição alguma, ou, alguma revolta.
Se nós olharmos para o que tem acontecido em nossa sociedade desde há algumas décadas, podemos ver que nós estamos sofrendo uma lenta mudança no modo de viver,
com a qual nós estamos nos acostumando. Uma quantidade de coisas que nos teriam feito horrorizar 20, 30 ou 40 anos atrás, foram pouco a pouco banalizadas e, hoje,
apenas incomodam ou deixam completamente indiferente a maior parte das pessoas.
Em nome do progresso, da ciência e do lucro, são efetuados ataques contínuos às liberdades individuais, à dignidade, à integridade da natureza, à beleza e à alegria de viver. Efetuados lentamente, mas inexoravelmente, com a constante cumplicidade das vítimas, desavisadas e, agora, incapazes de se defenderem. As previsões para nosso futuro, em vez de despertar reações e medidas preventivas, não fazem outra coisa a não ser a de preparar psicologicamente as pessoas a aceitarem algumas condições de vida decadentes, aliás, dramáticas. O martelar contínuo de informações, pela mídia, satura os cérebros, que não podem mais distinguir as coisas. Quando eu falei pela primeira vez destas coisas, era para um amanhã. Agora, é para hoje!!! Consciência, ou cozido,
precisa escolher! Então, se você não está, como a rã, já meio cozido, dê um saudável golpe de pernas, antes que seja tarde demais.
CURIOSIDADE
AVISOS PAROQUIAIS
São avisos fixados nas portas de igrejas. Todos são reais, escritos com muito boa vontade e muito má redação.
AVISO AOS PAROQUIANOS
Para todos os que tenham filhos e não sabem, temos na paróquia uma área especial para crianças.
Quinta-feira que vem, às cinco da tarde, haverá uma reunião do grupo de mães. Todas as senhoras que desejam formar parte das mães, devem dirigir-se ao escritório do pároco.
Interessados em participar do grupo de planejamento familiar, entrem pela porta de trás.
Na sexta-feira às sete, os meninos do Oratório farão uma representação da obra Hamlet, de Shakespeare, no salão da igreja.. Toda a comunidade está convidada para tomar parte na tragédia.
Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. É uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam os seus maridos!
Assunto da catequese de hoje: "Jesus Caminha Sobre as Águas".
Assunto da catequese de amanhã: "Em busca de Jesus".
O coral dos maiores de sessenta anos vai ser suspenso durante o verão, com o agradecimento de toda igreja.
O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da nossa região .
O torneio de basquete das paróquias vai continuar com o jogo da próxima quarta-feira. Venham nos aplaudir, vamos tentar derrotar o Cristo Rei!
O preço do curso sobre Oração e Jejum não inclui a comida.
Por favor, coloquem suas esmolas no envelope, junto com os defuntos que desejam que sejam lembrados na missa.
DICA
Campanha publicitária do Citibank espalhada pela cidade de São Paulo através de Outdoors:
"Crie filhos em vez de herdeiros."
"Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela."
"Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco e nenhuma para quem você ama."
"Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas."
"Por que as semanas demoram tanto e os anos passam tão rapidinho?"
"Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos."
"Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas..."
"...e quem sabe assim você seja promovido a melhor (amigo / pai / mãe / filho / filha / namorada / namorado / marido / esposa / irmão / irmã.. etc.) do mundo!"
"Você pode dar uma festa sem dinheiro. Mas não sem amigos."
" Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz.
Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço ."
RECEITA
Flan refrescante de abacaxiI
Ingredientes
· 700ml de leite
· 3 ovos inteiros
· 10 gemas
· 300 g de açúcar
· 300 ml de suco de abacaxi (Maguary)
· Abacaxi para decorar
Modo de fazer
1. Pré-aqueça o forno em 180°C
2. Caramelçize uma forma de pudim
3. Bata com um fouet os ovos inteiros, as gemas e o açúcar, até branquear
4. Adicione aos poucos o leite, em seguida o suco de abacaxi, misture bem
5. Coloque na forma caramelizada e leve para assar em banho-maria por 1 hora a 1 hora e meia
6. Verifique com um palito, se sair limpo está assado
7. Espere amornar e desenforme
8. Enfeite com abacaxi a seu gosto
PENSAMENTOS
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
"Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se. Você quer ser feliz para sempre? Perdoe." (Tertuliano)
"Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta." (Carl Young)
ANIVERSARIANTES DE FEVEREIRO/11
05/02 Garcia Rodrigues de Almeida
06/02 Zenira Angela de O. Machado
09/02 Gisele Pionato Fávero
14/02 Lais H.C. Tognola
28/02 Gerseli A. R. Prates
VOCÊ SABIA
Um casal de Baratas pode produzir, em condições ideais no período de um ano, cerca de 10.000 indivíduos considerando-se a primeira e segunda gerações? Será que elas buscam auxílio Salário Família?
PÔR-DO-SOL
12/02 Sábado 19h49
18/02 Sexta 19h45
RESPONDA SE FOR CAPAZ
Por certo você sente cócegas quando alguém toca a sola do seu pé, o seu lado, seu pescoço. Mas responda se for capaz: Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?
CANTINHO DA ORAÇÃO
Nessa nova semana, vamos orar pelo nosso amigo Cesar Ost que, mesmo não pertencendo à nossa unidade da Escola Sabatina, toda semana nos ajuda diagramando nosso SABATINO. Lembre-se também de mencionar na oração sua família.