segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SABATINO N.137 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2011

NOTÍCIAS

Janeiro de 1980, Salvador, a televisão italiana gravava um especial sobre a mãe-de-santo Mãe Menininha do Gantois (ou Gantuá). A entrevistadora dormiu no terreiro. No café da manhã, tapioca, mangunzá, café preto; a primeira pergunta do dia:
"A senhora gosta de televisão?"

"Gosto mais de rádio."

"E qual seu programa preferido?"

"O dos crentes. Não perco. Me elevanto cedo pra ouvir o pastor Valfrido."

(fonte: coleção Caros Amigos - Os negros as muitas religiões - Fascículos 3 - página 67)


Mãe Menininha do Gantois - Maria Escolástica da Conceição Nazaré, nasceu em Salvador, Bahia, 10 de fevereiro de 1894, morreu em 13 de agosto de 1986, conhecida como Mãe Menininha do Gantois em razão do apelido menininha que recebeu na infância por ser quieta e franzina e sua posição no terreiro que assumiu.
TROCA-SE UM BANCO POR ESPAÇO NA TV
A venda do banco Pan Americano por Silvio Santos atiçou ainda mais o apetite de igrejas pentecostais interessadas em comprar horários na grade de programação do SBT.
Isso porque, além do banco, Silvio Santos perdeu com ele o anunciante. Cientes disso, dirigentes das igrejas Internacional da Graça (R.R.Soares) e Mundial do Poder de Deus (Valdemiro Santiago) voltaram a fazer propostas à direção do SBT, para adquirir a madrugada toda do SBT ou parte dela.
Segundo se apurou, a Igreja Mundial do Poder de Deus teria subido sua oferta inicial de R$ 15 milhões para quase R$ 18 milhões mensais. Isso lhe daria a grade do SBT da 1h00 às 6h00 de segunda a domingo. A igreja do missionário R.R.Soares também teria feito oferta semelhante. Até a Universal de Edir Macedo teria entrado no páreo — no entanto, é a igreja que teria menos simpatia no SBT. Procurada, a assessoria de imprensa do SBT não confirmou a negociação com os religiosos.
(Notícias cristãs com informações de o Diário Inforgospel)
HISTÓRIA

Como  se escreve…
Quando  eu tinha somente cinco  anos, a professora do jardim de infância pediu aos alunos que fizéssemos um desenho de alguma coisa que amávamos. Eu  desenhei a minha família. Depois, tracei um grande círculo com lápis vermelho ao redor das figuras. Desejando  escrever uma palavra  acima do círculo, sai de minha mesinha e fui até à mesa da professora e disse: Professora, como a gente  escreve…?  Ela  não me deixou concluir a pergunta. Mandou-me  voltar para o meu  lugar e não me atrever  mais                              a interromper  a aula. Dobrei  o papel e o guardei  no bolso. Quando  retornei para casa,  naquele dia, me lembrei  do desenho e o tirei do bolso.  Alisei-o  bem sobre a mesa  da
cozinha, fui até minha mochila, peguei um lápis e olhei para o grande círculo vermelho.
Minha  mãe estava preparando  o jantar, indo e  vindo do fogão para  a pia. Eu queria terminar  o desenho antes de  mostrá-lo para ela  e disse: Mamãe,  como a gente escreve…?
-Menino, não dá para ver que estou ocupada  agora? Vá  brincar lá fora. E  não bata a porta,  foi a resposta dela. Dobrei  o desenho e  guardei  no bolso.
Naquela   noite, tirei outra  vez o desenho do  bolso. Olhei para o grande círculo vermelho e peguei o lápis. Queria terminar o desenho antes de mostrá-lo para meu pai.
Alisei  bem as dobras e  coloquei o desenho no  chão da sala, perto  da poltrona reclinável  do meu pai e disse: -Papai, como a gente  escreve…? Estou  lendo o jornal e  não quero ser interrompido. Vá  brincar lá fora. E  não bata a porta. Dobrei  o desenho e o guardei  no bolso novamente. No  dia seguinte, quando  minha mãe separava  a roupa para lavar, encontrou no bolso da calça enrolados no papel, uma pedrinha, um pedaço de barbante e duas bolinhas de gude. Todos  os  meus “tesouros”  que eu catara
enquanto brincava fora de casa. Ela nem abriu o papel. Atirou tudo no lixo. Os  anos passaram. Quando  tinha 28 anos, minha filha de  cinco anos, fez um  desenho. Era  o desenho de sua  (minha) família.
Sorri  quando ela apontou uma  figura alta,  de forma  indefinida e me disse: - Este aqui é você,  papai!  Olhei   para o grande  círculo vermelho feito  por minha filha ao  redor das figuras, e  lentamente comecei a passar  o dedo sobre o  círculo. Ela  desceu rapidamente do  meu colo e avisou:  Eu  volto logo! E  voltou. Com um lápis  na mão.
Acomodou-se outra vez nos meus joelhos , posicionou a ponta do lápis perto do topo do grande círculo vermelho e perguntou: - Papai, como a gente  escreve amor?
Abracei  minha filha, tomei a sua mãozinha e a fui conduzindo, devagar, ajudando-a a formar as letras, enquanto dizia:  Amor... Amor, querida, se escreve com as letras T…E…M…P…O (TEMPO).
Conjugue  o verbo amar todo  o tempo. Use  o seu tempo para  amar. Crie  um tempo extra para  amar,  não esquecendo de que  para os filhos, em especial, o que importa é  ter quem ouça e opine, quem participe e vibre, quem conheça e incentive.
Não  espere seu filho ter  que descobrir sozinho  como se soletra amor,  família, afeição.
 Afinal,  o ser humano é  um poço de criatividade  e o tempo… Por  fim, lembre-se: 
Se  você não tiver tempo  para amar, crie. Bem, o tempo é uma questão de escolha.
(gilmargss@yahoo.com.br)

RECEITA
Que tal um bolo de yogurt? Vamos tentar? Anote aí os Ingredientes, Lais Tognola, e depois me conte como foi a experiência.
3 ovos
1 copo de iogurte natural
2 copos de farinha (usar o copo do iogurte para medir os ingredientes)
1/2 copo de óleo
2 copos de açúcar
1 colher de fermento

MODO DE FAZER É COMPLICADO, CONFIRME
Bater tudo no liquidificador, sendo que o fermento acrescentar por último e bater por uns 20 segundos
Colocar numa assadeira e assar em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até dourar

CURIOSIDADE

FÓSFORO,  BALA, CAFÉ E JORNAL...
Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal: estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conhecemos.
Um  homem estava dirigindo  há horas e, cansado  da estrada, resolveu  procurar um hotel ou  uma pousada para descansar.  Em poucos minutos, avistou  um letreiro luminoso  com o nome: Hotel  Venetia. Quando  chegou à recepção,  o hall do hotel  estava iluminado com luz suave.  Atrás do balcão, uma  moça de rosto alegre  o saudou amavelmente:  'Bem-vindo  ao  Venetia!' No  quarto, uma discreta  cama impecavelmente limpa,  uma lareira, um fósforo  apropriado em posição  perfeitamente alinhado sobre  a lareira, para ser  riscado. Era demais!   Aquele homem que  queria um quarto    apenas para passar  a noite começou a  pensar que estava com  sorte. Mudou  de roupa para o  jantar (a moça da  recepção fizera o  pedido no momento do  registro). A refeição  foi tão deliciosa,  como tudo o que  tinha visto, naquele  local, até então.  Assinou a conta e  retornou para o quarto.  Fazia frio. E ele estava ansioso pelo fogo da lareira. Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um. Que noite agradável aquela! Na  manhã seguinte, o hóspede  acordou com um estranho  borbulhar, vindo do  banheiro. Saiu da cama  para investigar. Simplesmente  uma cafeteira ligada  por um timer automático,  estava preparando o  seu café e, junto  um cartão que dizia: 'Sua  marca predileta de café.  Bom apetite!' Era mesmo!  Como  eles podiam saber desse  detalhe? De repente,  lembrou-se: no jantar  perguntaram qual a sua  marca preferida de café.  Em seguida, ele ouve  um leve toque na  porta. Ao abrir, havia  um jornal. 'Mas, como  pode? É o meu  jornal! Como eles adivinharam?'  Mais uma vez, lembrou-se de quando se  registrou: a recepcionista  havia perguntado qual  jornal ele preferia.  O cliente deixou o  hotel encantando. Feliz  pela sorte de ter  ficado num lugar tão  acolhedor. Mas,  o que esse hotel  fizera mesmo de especial?  Apenas ofereceram  um  fósforo, uma bala de  menta, uma xícara de  café e um jornal.  Nunca se falou tanto  na relação empresa-cliente  como nos dias de  hoje. Milhões são  gastos em planos mirabolantes  de marketing.
 No  entanto, o cliente está  cada vez mais insatisfeito,  mais desconfiado. Mudamos  o layout das lojas,  pintamos as prateleiras,  trocamos as embalagens,  mas esquecemo-nos das  pessoas. O valor das  pequenas coisas conta, e muito. A valorização do relacionamento  com o cliente. Fazer  com que ele perceba que é um parceiro  importante!!! Lembrando que:  Esta mensagem vale também para nossas relações  pessoais (namoro, amizade,  família, casamento). Enfim,  pensar no outro como  ser humano  É sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe. Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que na maioria das vezes passam despercebidos.  Pense nisso com carinho” Tenha um bom sábado.

DICA
COMO MUDAR AS PESSOAS?
 É engraçado como todos nós nos sentimos vítimas diante das atitudes dos outros.
São sempre os outros que nos ferem, que são ingratos, que nos caluniam, que são injustos conosco! Nós somos sempre as vítimas. Somos tão orgulhosos que jamais olhamos para dentro de nós mesmos para verificar como somos realmente. 
Será que o problema está  nos outros ou em nós mesmos? Se você tem ao seu lado uma pessoa que julga difícil para conviver,  já experimentou mudar suas atitudes com ela? 
 Tente...às vezes o defeito não é dela mas é nosso. Somos nós que não conseguimos compreender as fraquezas e limitações dos outros, muito embora queiramos que todos nos compreendam. Procuremos dar o melhor de nós para os outros. Mudemos as nossas atitudes para com os outros, sem esperar quaisquer recompensas, reconhecimentos ou  agradecimentos. Quando trabalhamos pela paz e pelo bem, a recompensa vem automaticamente, em forma de bênçãos de paz, de saúde física e espiritual, já que nossa consciência fica leve e tranqüila. Lembremo-nos de que é muito fácil culpar os outros pelos nossos problemas, mas o que estamos fazendo para melhorarmos a situação?
Estaremos contribuindo para melhorar ou piorar a situação? Façamos a nossa parte, lembrando que só o amor é capaz de romper qualquer barreira e de construir uma vida melhor para todos, nos levando a viver harmoniosamente. Exercitemos, pois, a arte de amar o nosso próximo, como a nós mesmos, assim como o Cristo nos ensinou um dia.
Tenhamos a certeza de que somente com o amor conseguiremos transformar as pessoas que estão à nossa volta, e principalmente a nós mesmos!!!


PENSAMENTOS
A Maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si mesmo.
(ALBERT EINSTEIN)
A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela.
(ALBERT EINSTEIN)
A Percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o mistério passará pela vida sem ver nada.
(ALBERT EINSTEIN)
ANIVERSARIANTES
05/02   Garcia Rodrigues de Almeida
06/02   Zenira Angela de O. Machado
09/02   Gisele Pionato Fávero
14/02   Lais H.C. Tognola
28/02   Gerseli A. R. Prates

Cantinho Da oração
Dizem que “quem canta seus males espanta”. E quem ora, faz o que? Quem ora não tem males para espantar. Então vamos orar nessa nova semana pela Gerceli Prates. Inclua na oração seus filhos também.

PÔR-DO-SOL
26/02   Sábado   18h38
04/03   Sexta     18h33

VOCÊ SABIA?
Que a galinha quando choca, ela vira os ovos todos os dias para que o calor se propague por igual no ovo e com isso também para o feto do pintinho?
RESPONDA SE FOR CAPAZ

 Kiwi é uma ave da Nova Zelândia e que chega a pesar 3,5 quilos. Por que aquela fruta aveludada, que veio da China recebeu esse nome se nada tem a ver com Ave? Responda se for capaz!




quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SABATINO N.136 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2011

NOTÍCIAS

Crentes muçulmanos e cristãos egípcios rezaram juntos este domingo na praça Tahrir, no Cairo.
Os muçulmanos realizaram primeiro a sua prece diária do meio-dia, depois um grupo evangélico entoou duas canções. Os dois grupos mostraram-se unidos sob a bandeira do Egipto, dando as mãos e empunhando cartazes com cruzes e crescentes.
Milhares de manifestantes aproveitaram a oportunidade para lançar a mensagem de que as duas religiões estavam unidas contra Mubarak. «Os muçulmanos e os cristãos do Egipto, o crescente e a cruz, dizem vá-se embora, presidente», disse o filho do escritor egípcio Edward Jarrat à AFP.
Copiado do Site Notícias Cristãs.
Link Original: http://news.noticiascristas.com/2011/02/egipto-muculmanos-e-cristaos-rezaram.html#ixzz1DD1GcCDT

 
O ex-padre Lourival Luiz de Sousa, hoje membro da Assembléia de Deus em Sousa-PB, oficializou o noivado com a irmã Maria de Fátima na última quinta-feira em um culto realizado na Assembléia de Deus na cidade de Belém do Brejo do Cruz-PB. Cidade onde reside a irmã Fátima como é conhecida a ex freira.
No culto de domingo, na Assembléia de Deus em Sousa-PB, a irmã Fátima contou seu testemunho de conversão ao evangelho. Onde contou um pouco de sua missão como freira que teve início no ano de 2001 quando foi para o convento na cidade de Uiraúna-PB. Depois de consagrada Freira foi enviada para missões nas cidades de Barro-CE, Luiz Gomes-RN e por último foi transferida para Icó-CE. Em 25 de agosto de 2008 ela foi evangelizada por um obreiro na sua cidade natal e depois desse dia ela contou que tudo começou a mudar. Nasceu em seu coração o desejo de se converter ao evangelho. Mas, só em junho de 2009 ela realmente saiu da cidade de Icó-CE e ao regressar para a casa dos seus pais em Belém do Brejo do Cruz-PB, se converteu ao evangelho.
Quando ainda era freira, conheceu o Padre Lourival, mas sem interesse pessoal. Mas quando soube que Lourival tinha largado a batina e se convertido, começaram a manter contato por telefone e daí começaram a se conversar.
O irmão Luiz “assim como Lourival pediu para ser chamado” pregou no culto e também contou um pouco do seu testemunho. Contou também que está marcado o casamento para o mês de outubro deste ano e que a cerimônia vai ser realizada na Assembléia de Deus em Sousa-PB.

HISTÓRIA

Alemanha – Inicio do século 20
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta: “Deus criou tudo o que existe?"
Um aluno respondeu valentemente: Sim, Ele criou…
Deus criou tudo? Perguntou novamente o professor.
Sim senhor, respondeu o jovem.
O professor respondeu, “Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?" O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito. Outro estudante levantou a mão e disse:
Posso fazer uma pergunta, professor? Lógico, foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou: professor, o frio existe?
Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:" De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor" E, existe a escuridão?
Continuou o estudante. O professor respondeu: Existe. O estudante respondeu:  Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. “A luz pode-se estudar,  a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta,
com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não! Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim? Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente”. Finalmente, o jovem perguntou ao professor: Senhor, o mal existe?
O professor respondeu: Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal. E o estudante respondeu: O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal.
Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz. Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado. Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome? E ele respondeu: ALBERT  EINSTEIN. 

CURIOSIDADE
CASAL PERFEITO!!!!

Era uma vez um homem perfeito que conheceu uma mulher perfeita.
Namoraram e um dia se casaram. Formavam um casal perfeito. Numa noite
de Natal, ia de carro o casal perfeito por uma estrada deserta, quando viram
alguém no acostamento pedindo ajuda. Como eram pessoas perfeitas,
pararam para ajudar. Essa pessoa era nada mais nada menos do que Papai Noel, cujo trenó havia enguiçado. Não querendo deixar milhões de crianças decepcionadas, o casal perfeito se ofereceu para ajudá-lo a distribuir os presentes. O bom velhinho
entrou no carro e lá foram eles, os três.
Infelizmente o carro se envolveu em um acidente e somente um dos três
ocupantes sobreviveu. Pergunta: Quem foi o sobrevivente do trágico acidente? A mulher perfeita, o homem perfeito ou o Papai Noel? Continue lendo!
Resposta: A mulher perfeita sobreviveu. Na verdade, ela era a única
personagem real dessa história. Todo mundo sabe que Papai Noel não existe e
homem perfeito também não.
Se você é mulher, pode guardar o Sabatino e parar de ler. A piada acaba aqui.
Se você for Homem, pode continuar lendo abaixo porque a história ainda não acabou.
Agora vem a conclusão: Se Papai Noel não existe, nem homem perfeito existe, fica claro que quem dirigia era a mulher - o que explica o acidente...
Se você é mulher e conseguiu ler até aqui, concluiu que está provada mais uma teoria popular: Mulher no volante, perigo constante.

DICA
Não  espere  um  sorriso para ser gentil.
Não  espere ser  amado para amar.
Não  espere ficar  sozinho para reconhecer  o valor de quem  está ao seu lado.
Não  espere ficar  de luto para reconhecer  quem hoje é importante  em sua vida.
Não  espere o  melhor emprego para começar  a trabalhar.
Não  espere a queda para lembrar-se do conselho.
Não  espere a enfermidade para perceber  o quanto é frágil a  vida.
Não espere encontrar pessoas  perfeitas para então  se apaixonar.
Não  espere a mágoa para pedir perdão.
Não  espere a separação para buscar  reconciliação.
Não espere a dor para acreditar em  oração.
Não espere elogios  para acreditar em si  mesmo.
Não espere que  o outro tome a  iniciativa se você  foi o culpado.
Não  espere o eu te amo, para  dizer eu também.
Não  espere o dia da sua morte  para começar a amar  a vida.
Autoria  Desconhecida (Colaboração de Lais Tognola)

RECEITA

Arroz doce diet

Receita enviada por Manoela Santana
Ingredientes
·         1 colher de sobremesa de margarina
·         1 xícara (chá) de arroz
·         2 xícaras (chá) de água
·         Canela em pau a gosto
·         3 xícaras (chá) de leite desnatado
·         1 colher (sopa) de maisena
·         32 colheres dosadoras de adoçante em pó
·         Canela em pó para polvilhar
·         Casca de laranja para decorar
MODO DE FAZER
Leve uma panela ao fogo com a margarina e o arroz e deixe fritar um poucO
A seguir, misture a água e deixe cozinhar
Quando estiver cozido, adicione a canela em pau e o leite misturado com a maisena e deixe ferver
Retire do fogo, misture o adoçante PREFERIDO e deixe esfriar
Coloque em taças, polvilhe com a canela e decore com casca de laranja

PENSAMENTOS
“Se o teu desejo de chegar for grande, nenhum esforço te parecerá demasiado penoso”
“Para quem não sabe para onde quer ir, qualquer vento está na direção certa”
“Para o pessimista a fila dele é a que nunca anda”

ANIVERSARIANTES DE FEVEREIRO
05/02   Garcia Rodrigues de Almeida
06/02   Zenira Angela de O. Machado
09/02   Gisele Pionato Fávero
14/02   Lais H.C. Tognola
28/02   Gerseli A. R. Prates

CANTINHO DA ORAÇÃO
Acho que chegou a vez de orarmos pela Lais H.C. Tognola. Se você não sabe quem é, ela é esposa daquele simpático funcionário da Superbom que sempre traz o caminhão lotado de produtos para vender por aqui a preços convidativos. E é também membro da nossa unidade.

PÔR-DO-SOL
19/02   Sábado      19h44
25/02   Sexta         19h39

VOCÊ SABIA
Que o horário de Verão termina hoje à meia noite? Então, à meia noite de hoje, atrase seu relógio em 1 hora e volte ao horário normal. Ah, sim, e pode dormir 1 hora mais, certo?

RESPONDA SE FOR CAPAZ

Por que sempre que a pessoa ingere muito álcool ela sofre de ressaca no dia seguinte e com freqüência com dores de cabeça, se todo líquido ingerido, depois de algumas horas, é eliminado do organismo pela urina, pelo suor?

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SABATINO N.135 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2011

NOTÍCIAS
IGREJA CONDENADA A INDENIZAR FIEL NO RIO GRANDE DO SU

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou a Igreja Universal do Reino de Deus a indenizar em R$ 20 mil uma seguidora da instituição. Cabe recurso. Diagnosticada com Transtorno Afetivo Bipolar, a fiel Silvia Massulo Volkweis entrou com uma ação por se sentir coagida moralmente a fazer doações à Igreja em troca de supostas recompensas divinas. Segundo a assessoria do TJ, a autora disse que passou a frequentar diariamente o culto quando passava por uma crise conjugal, cujo desfecho foi a separação.
Penhorou joias e vendeu bens para dar conta do dízimo (10% dos rendimentos do fiel) e de outras doações à igreja.
Com base em depoimentos e declarações de Imposto de Renda, o tribunal calculou redução de cerca de R$ 292 mil no patrimônio da mulher. Não há como provar, contudo, que o prejuízo seja integralmente atribuído às doações.
Na época, segundo o TJ, a fiel afirmou que se submetia a tratamento psiquiátrico e que não tinha juízo crítico. Ela diz que hoje vive em situação miserável e pediu indenização por danos material e moral.
Em sua defesa, a Igreja invocou o direito constitucional à liberdade de crença e a inexistência de prova das doações, informou o tribunal.
Em 2010, a Justiça de Esteio (região metropolitana de Porto Alegre) negou o pedido de indenização. Ela recorreu e a 9ª Câmara Cível do TJ reformou a decisão na quarta-feira (26). O processo, que correu em segredo de Justiça, foi divulgado nesta terça-feira.
A relatora do recurso, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, considerou que o Estado brasileiro é laico, o que garante a inviolabilidade de consciência e de crença.
Apesar da garantia, porém, o Estado brasileiro também garante aos seus cidadãos a inafastabilidade da jurisdição, o que determina que os atos praticados pela igreja não estão isentos do controle da Justiça.
“Diante de questões como a representada nos autos, o grande desafio do Estado, na figura do Poder Judiciário, é identificar quando condutas individuais, praticadas no interior dos núcleos religiosos, se transformam em efetiva violação de outras garantias jurídico-constitucionais”, diz a desembargadora em seu voto.
Acompanharam a votação os desembargadores Túlio Martins e Leonel Pires Ohlweiler.
Ohlweiler considerou que a Igreja não respeitou a liberdade de crença da autora, impondo-lhe uma condição de fé quando estava comprovadamente fragilizada pela doença psiquiátrica.
Para os desembargadores, a igreja abusou do direito de obter doações, mediante coação moral. Por este motivo, reformaram a decisão da primeira instância, condenando a igreja a pagar indenização por danos morais. O pedido de dano material não foi aceito. Por outro lado, a Igreja Universal do Reino de Deus informou que “irá recorrer, interpondo recurso tanto ao STJ [Superior Tribunal de Justiça], quanto ao STF [Supremo Tribunal Federal] contra esta decisão do TJ-RS, a qual inclusive, ainda não foi publicada oficialmente”.

Folha
BANHO DE LUZ CONSAGRADA

Essa você ainda não ouviu falar! Um pastor da Igreja Universal dá a seguinte sugestão: Arranque as lâmpadas da sua casa, especialmente aquelas do ambiente que estiver “carregado” e leve-as para serem consagradas. Aproveite e tome um banho de luz e seja esfregado por 120 sacerdotes da luz, fazendo alusão à lenda da lâmpada mágica que após ser esfregada sai dela um mágico, o Aladim, e realiza qualquer desejo. Após ver o vídeo, no site indicado abaixo, considere a seguinte sugestão: O pessoal está precisando mesmo é de um banho de Bíblia e de vergonha na cara!!!! Veja detalhes no link abaixo

HISTÓRIA

APENAS UMA TANGERINA
Esta  história aconteceu na  Inglaterra. Ainda pequena, perdi meus pais e fui parar num orfanato perto de Londres. Era mais uma prisão. Trabalhávamos 14 horas por dia. Durante  o ano inteiro havia  apenas um dia de  descanso, no Natal,  quando então, cada  um recebia uma tangerina  de presente. Era tudo!  Sem doces, comidas ou brinquedos. Mas só a recebiam aqueles que no decorrer do ano nada fizessem para desmerecer e foram obedientes. Assim, veio o Natal. Mas isso significava, para o meu coração de criança, quase o fim do mundo. Enquanto os outros recebiam a sua tangerina, eu deveria ficar em um canto da sala e olhar.  Esse era o meu castigo porque tentei fugir do orfanato. A distribuição acabou e as outras crianças foram ao pátio brincar.  Mas eu deveria ir ao quarto e ficar o dia inteiro na cama. Profundamente triste e envergonhada, chorei e não queria mais  viver. Após um tempo ouvi passos.  A mão de alguém  puxou a coberta. Olhei.  Um menino chamado Willian  estava ali com uma  tangerina em sua mão,  segurando-a para mim. Eu não sabia como conseguiram  uma tangerina extra.  Algo acontecera àquela  tangerina. Então me veio à consciência que a tangerina já  estava descascada e,  quando olhei mais de  perto, ficou claro. Lágrimas  vieram aos meus olhos.  Ao estender a mão para pegá-la o menino disse que eu precisava cuidar  para que ela não  se desmontasse. Dez crianças se reuniram no pátio e decidiram  que eu também deveria  ter uma tangerina de  Natal. Assim, cada um descascou a sua e  separou um gomo. Os dez gomos foram então cuidadosamente unidos em uma bela e nova  tangerina. Esse foi o mais belo presente de Natal da minha vida. Ele me ensinou quão consoladora pode ser uma verdadeira amizade”. Agora pense: O que você já recebeu só esse ano e o que ainda vai receber? Você tem alguma coisa para dar? Talvez um gomo de tangerina, mas junto com outros fazem uma tangerina inteira e faz também a alegria de alguém nesse ano. Vamos lá, ainda é ano novo, é tempo de compartilhar e tempo de alegria!

História  da rã que não sabia que estava sendo  cozida.
Da alegoria da Caverna  de Platão a Matrix, passando pelas fábulas  de La Fontaine, a linguagem simbólica  é um meio privilegiado para induzir à  reflexão e transmitir algumas idéias. Olivier Clerc, nesta sua  breve história, através da  metáfora,  põe em evidência as funestas conseqüências da não  consciência da mudança que infeta nossa  saúde, nossas relações, a evolução social  e o ambiente. Um resumo de vida  e sabedoria que cada um poderá plantar  no próprio jardim, para desfrutar de  seus frutos. Olivier  Clerc, nascido em 1961  na cidade de Genebra,  na Suíça, é escritor,  editor, tradutor e conselheiro  editorial especializado nas  áreas de saúde, desenvolvimento  pessoal, espiritualidade  e relações humanas.  É também autor de  Médecine, religion et  peur (1999) e Tigre  et l’Araignée: les  deux visages de la  violence (2004). Imagine uma  panela cheia de água fria, na qual  nada, tranquilamente, uma pequena  rã.
Um pequeno fogo  é aceso embaixo da panela, e a água  se esquenta muito lentamente.
 (Fiquem  vendo: se a água  se esquenta muito lentamente,  a râ não se apercebe  de nada!) Pouco a pouco,  a água fica morna e a rã,  achando isso bastante agradável, continua  a nadar. A temperatura  da água continua subindo. Agora, a água  está quente mais do que a rã pode  apreciar. Ela se sente  um pouco cansada mas, não obstante isso,
não se amedronta. Agora, a água  está realmente quente e a rã  começa a achar desagradável, mas está muito  debilitada. Então, suporta  e não faz nada. A temperatura  continua a subir, até quando  a rã acaba simplesmente cozida e morta. Se a mesma  rã tivesse sido lançada diretamente na  água a 50 graus, com um golpe  de pernas ela teria pulado imediatamente  para fora da panela. Isto mostra  que, quando uma mudança  acontece de um modo suficientemente lento, escapa à consciência  e não desperta,
na maior parte  dos casos, reação alguma, oposição alguma,  ou, alguma revolta.
Se nós olharmos  para o que tem acontecido em nossa  sociedade desde há algumas décadas, podemos  ver que nós estamos sofrendo uma lenta  mudança no modo de viver,
com a qual nós estamos nos acostumando. Uma quantidade  de coisas que nos teriam feito horrorizar  20, 30 ou 40 anos atrás, foram pouco  a pouco banalizadas e, hoje,
apenas incomodam  ou deixam completamente indiferente a maior  parte das pessoas.
Em nome do  progresso, da ciência e do lucro, são efetuados  ataques contínuos às liberdades individuais, à dignidade, à integridade da natureza, à beleza e à alegria de viver. Efetuados lentamente, mas inexoravelmente, com a constante  cumplicidade das vítimas, desavisadas e,  agora, incapazes de se defenderem.  As previsões  para nosso futuro, em vez de  despertar reações e medidas preventivas,  não fazem outra coisa a não ser  a de preparar psicologicamente as pessoas  a aceitarem algumas condições de vida  decadentes, aliás, dramáticas. O martelar contínuo  de informações, pela mídia,  satura os cérebros, que não podem  mais distinguir as coisas. Quando eu falei  pela primeira vez  destas coisas, era para um amanhã. Agora, é para  hoje!!! Consciência, ou  cozido,
precisa escolher! Então, se você não está, como a rã, já meio cozido, dê um saudável golpe de pernas,  antes que seja tarde demais.

CURIOSIDADE
AVISOS PAROQUIAIS
São avisos fixados nas portas de igrejas. Todos são reais, escritos com muito boa vontade e muito má redação.

 AVISO AOS PAROQUIANOS
Para todos os que tenham filhos e não sabem, temos na paróquia uma área especial para crianças.

Quinta-feira que vem, às cinco da tarde, haverá uma reunião do grupo de mães. Todas as senhoras que desejam formar parte das mães, devem dirigir-se ao escritório do pároco.

Interessados em participar do grupo de planejamento familiar, entrem pela porta de trás.

Na sexta-feira às sete, os meninos do Oratório farão uma representação da obra Hamlet, de Shakespeare, no salão da igreja.. Toda a comunidade está convidada para tomar parte na tragédia.

Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. É uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam os seus maridos!

Assunto da catequese de hoje: "Jesus Caminha Sobre as Águas".
Assunto da catequese de amanhã: "Em busca de Jesus".

O coral dos maiores de sessenta anos vai ser suspenso durante o verão, com o agradecimento de toda igreja.

O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da nossa região .

O torneio de basquete das paróquias vai continuar com o jogo da próxima quarta-feira. Venham nos aplaudir, vamos tentar derrotar o Cristo Rei!

O preço do curso sobre Oração e Jejum não inclui a comida.

Por favor, coloquem suas esmolas no envelope, junto com os defuntos que desejam que sejam lembrados na missa.

DICA
Campanha publicitária do Citibank espalhada pela cidade de São Paulo através de Outdoors:
"Crie filhos em vez de herdeiros."
"Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela."
"Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco e nenhuma para quem você ama."
"Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas."
"Por que as semanas demoram tanto e os anos passam tão rapidinho?"
"Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos."
"Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas..."
"...e quem sabe assim você seja promovido a melhor (amigo / pai / mãe / filho / filha / namorada / namorado / marido / esposa / irmão / irmã.. etc.) do mundo!"
"Você pode dar uma festa sem dinheiro. Mas não sem amigos."
" Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz.
Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço ."

RECEITA
Flan refrescante de abacaxiI
Ingredientes
·         700ml de leite
·         3 ovos inteiros
·         10 gemas
·         300 g de açúcar
·         300 ml de suco de abacaxi (Maguary)
·         Abacaxi para decorar
Modo de fazer
1.     Pré-aqueça o forno em 180°C
2.     Caramelçize uma forma de pudim
3.     Bata com um fouet os ovos inteiros, as gemas e o açúcar, até branquear
4.     Adicione aos poucos o leite, em seguida o suco de abacaxi, misture bem
5.     Coloque na forma caramelizada e leve para assar em banho-maria por 1 hora a 1 hora e meia
6.     Verifique com um palito, se sair limpo está assado
7.     Espere amornar e desenforme
8.     Enfeite com abacaxi a seu gosto
PENSAMENTOS
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
"Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se. Você quer ser feliz para sempre? Perdoe." (Tertuliano)

"Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta." (Carl Young)

ANIVERSARIANTES DE FEVEREIRO/11
05/02   Garcia Rodrigues de Almeida
06/02   Zenira Angela de O. Machado
09/02   Gisele Pionato Fávero
14/02   Lais H.C. Tognola
28/02   Gerseli A. R. Prates

VOCÊ SABIA
Um casal de Baratas pode produzir, em condições ideais no período de um ano, cerca de 10.000 indivíduos considerando-se a primeira e segunda gerações? Será que elas buscam auxílio Salário Família?
PÔR-DO-SOL
12/02   Sábado                       19h49
18/02   Sexta               19h45

RESPONDA SE FOR CAPAZ
Por certo você sente cócegas quando alguém toca a sola do seu pé, o seu lado, seu pescoço. Mas responda se for capaz: Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?
CANTINHO DA ORAÇÃO
Nessa nova semana, vamos orar pelo nosso amigo Cesar Ost que, mesmo não pertencendo à nossa unidade da Escola Sabatina, toda semana nos ajuda diagramando nosso SABATINO. Lembre-se também de mencionar na oração sua família.