NOTÍCIAS
Justiça dá a estudante adventista direito de faltar a aulas
Quielze Miranda, 19, estudante adventista
que ganhou na Justiça o direito de faltas às
aulas nos finais de semana
Uma estudante adventista matriculada numa universidade católica do interior de São Paulo conseguiu na Justiça, na semana passada, o direito de não ir às aulas às sextas à noite e aos sábados de manhã. Quielze Apolinario Miranda, 19, é da igreja Adventista do Sétimo Dia, que prega o recolhimento da hora em que anoitece nas sextas-feiras até o fim do dia dos sábados. Aluna do 1º ano do curso de relações internacionais da USC (Universidade Sagrado Coração), instituição fundada por freiras católicas em Bauru na década de 1950, Quielze nunca foi às aulas noturnas às sextas e aos sábados e corria o risco de ser reprovada por faltas. Ela diz ter tentado negociar com a reitoria para apresentar trabalhos alternativos. A USC, de acordo com a estudante, negou em várias instâncias o pedido. "Geralmente, em outras faculdades é mais fácil. O pastor entrega uma cartinha falando sobre liberdade religiosa e o aluno consegue a dispensa", afirma. "Aqui, não consegui". No último dia 16, o advogado da aluna, Alex Ramos Fernandez, entrou com mandado de segurança na Justiça Federal de Bauru. Solicitou a substituição das atividades das 18h das sextas às 18h dos sábados por "prestações alternativas", como trabalhos extraclasse. "O que ela estava buscando era uma igualdade para preservar o sentimento e a intimidade religiosa dela", diz. "Nesses casos o aluno até estuda mais, pois os professores dão trabalhos mais elaborados do que assistir a uma aula. Não há uma quebra de isonomia entre os alunos."
AMPARO LEGAL
O juiz da 3ª Vara Federal de Bauru, Marcelo Zandavali, concedeu uma liminar que obriga a USC a oferecer atividades alternativas.
De acordo com o texto, a USC alegou que faltava ao requerimento da aluna "amparo legal". O magistrado discordou da instituição e baseou sua decisão nos artigos 5º e 9º da Constituição e na lei paulista nº 12.142, de 2005, que assegura ao aluno esse direito em respeito à sua religião.
A USC informou que só vai se manifestar depois de ser oficialmente notificada. Segundo o advogado de Quielze, que é adventista e se especializou em casos como o dela, a Justiça vem atendendo, nos últimos anos, aos pedidos de alunos adventistas e judeus, que também guardam os sábados. A igreja Adventista do Sétimo Dia, religião cristã que surgiu nos anos 1840 nos Estados Unidos, tem como doutrina a crença que Jesus voltará -o advento- e que os mortos dormem, inconscientes, até a ressurreição. Existe no Brasil desde 1894. (01/12/2011 - 09h00- COLABORAÇÃO D A FOLHA)
Alemão denuncia papa por não usar cinto de segurança no papamóvel
Um cidadão alemão apresentou uma denúncia contra o papa Bento XVI por ele não usar cinto de segurança quando viaja em seu papamóvel, informa em sua edição desta sexta-feira o jornal "Westfälische Rundschau".
O litigante, da cidade de Dortmund (oeste do país), afirma em sua denúncia ter observado reiteradamente, durante a última visita do papa à Alemanha, que ele não estava usando o dispositivo, o que transgride as normas de circulação. O cidadão afirma, segundo esse periódico, que tem duas testemunhas dispostas a certificar que efetivamente o papa não usava o cinto. Acrescenta, além disso, que várias das pessoas que acompanhavam Joseph Ratzinger na sua visita - como o presidente da Conferência Episcopal Alemã, Robert Zollitsch - "certamente" também observaram esta infração e poderiam portanto sustentar seu testemunho.
De acordo com esse meio, o litigante, que se identifica como "não crente", está preoucupado com a segurança do papa e lembra que o papamóvel é equipado com cinto de segurança.
O jornal, que remete a declarações do advogado do litigante, aponta que a viabilidade do processo pode depender de se Bento XVI for considerado como simples cidadão alemão ou como chefe de Estado (Vaticano), em cujo caso sua infração, se for provada, poderia ser neutralizada pela imunidade diplomática.
(EmailImprimirBerlim, 25 nov (EFE)
HISTÓRIA
Quatro Meses
Outro dia foi o aniversário da partida de uma senhora por muitos conhecida e muito querida. Algum tempo antes, chegando de uma das dezenas de consultas médicas que já fizera, ela disse aos familiares: -Pedi franqueza à junta médica que me examinou, pedi-lhes que não me poupassem de saber a verdade sobre meu estado de saúde. Eu sinto que me resta pouco tempo. Diante dos olhares ansiosos, ela continuou: Eles me revelaram que sou portadora de uma moléstia incurável e que minha previsão de vida é de aproximadamente 4 meses. Perguntou, então, uma das filhas, em prantos.
-E a senhora nos conta isso com essa naturalidade ? Continuou a senhora, com muita serenidade: - Ora, eu tenho um bom tempo para fazer tudo que já devia ter feito há muito. Arrumarei todos os meus armários, guardarei o que realmente uso e o resto jogarei fora ou doarei a quem precisa. Colocarei belas cortinas em todas as janelas e elas me impedirão de ficar olhando a vida alheia. Evitarei ouvir e assistir más notícias e alimentarei o meu espírito com leituras saudáveis, conversas amigáveis, dispensarei fofocas e não criticarei a mais ninguém. Todos os dias tirarei o pó da casa e, durante esse trabalho, pensarei: Estou me livrando das sujeiras que guardei do passado. Pensarei naqueles que já me magoaram e, com sinceridade, os perdoarei. Todas as noites agradecerei a Deus por tudo que estarei conseguindo fazer nestes últimos 4 meses que me restam. O que posso fazer para tornar o dia de hoje um dia melhor?
Todas as manhãs, ao acordar, perguntarei isso a mim mesma: E farei de tudo para transmitir felicidade àqueles que de mim se aproximarem. Quatro meses são mais de 120 dias, portanto, quando eu fechar os olhos para nunca mais abri-los, eu terei feito no mínimo120 boas ações.
E a cada dia que passar farei pelo menos uma boa ação. Todos que a ouviam, pouco a pouco se retiraram dali, indo cada um para um canto, para chorar sozinho. A mulher ali ficou e nos seus olhos havia um brilho de alegria. Pensava consigo mesma: não posso curar meu corpo, mas posso mudar a vida que me resta. Ela tinha uma grande tarefa: transformar seu mundo interior, tornar-se uma pessoa totalmente diferente do que já fora em apenas 4 meses e ela conseguiu cumpri-la plenamente. O mais curioso dessa história é que, após a notícia dada aos familiares, ela viveu mais 23 anos. Ela curou a sua própria alma e sua moléstia desapareceu;
Ela morreu de velhice."Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito”(Aristóteles). "Se você não quer ser esquecido quando morrer, escreva coisas que valha a pena ler ou faça coisas que valham a pena escrever" (Benjamin Franklin). "Os homens que tentam fazer algo e falham são infinitamente melhores do que aqueles que tentam fazer nada e conseguem" (Martyn Lloyd Jones) .
"Se o seu navio não chega, nade até ele" (Jonathan Winters, em ronerdutra@yahoo.com.br)
Você teme o invejoso. Sabe por quê? É porque o invejoso é um eterno expectador, pois enquanto Você pesca , ele olha o rio. Você dorme pacificamente, ele perde o sono quando pensa em você. Você acorda e saúda o sol, ele olha o seu bronzeado .
Você sai para o trabalho, ele calcula o seu salário. Você constrói sua casa, ele julga a cor das tintas. Você estuda, tem boas notas, ele se preocupa com esses números. Você conquista um diploma, ele vive o medo do seu sucesso futuro. Você levanta um prédio,
ele escolhe uma janela pra pular. Você cura os doentes, ele adoece por causa disso . Você ensina os seus alunos, ele tenta descobrir o que você não sabe. Você tem a simpatia do chefe, ele prefere chamá-lo de puxa-saco. Você recebe os aplausos, ele busca saber se alguém o vaia. Você liga seu computador para serviço útil, ele coleciona programas de vírus. O que ele realmente faz, quando faz é que Você cria, ele copia! Ele é um eterno expectador, merece sua compaixão e não seu temor ...
Existimos para sermos, não melhores do que os outros, mas para sermos melhores do que nós próprios.
DICA
O BOM E O RUIM
É a gente que mede a intensidade e os valores da vida. A alegria e a tristeza, o riso e a dor são tão comuns que deveríamos aceitá-los como parte do quotidiano. Mas não. Aceitamos o bom e rejeitamos o ruim como se este não tivesse importância, como se não fosse através dele que aprendemos a saborear as grandes alegrias. Isso por que só chegamos ao êxtase da alegria quando antes descemos ao fundo da melancolia, da tristeza, da solidão. Aquele que sabe sofrer uma grande dor sabe apreciar uma grande alegria ao seu justo valor. Porém, permanecer em um estado de espírito ou em outro depende muito de cada um de nós.
Letícia Thompson
RECEITA
Semifredo de Chocolate
ingredientes
3 ovos
2 gemas peneiradas
100 g de açúcar
½ colher (chá) de essência de baunilha
500 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
200 g de chocolate ao leite ralado no ralo grosso
300 g de chocolate meio amargo derretido
modo de preparo
1°- Numa vasilha coloque 3 ovos, 2 gemas, 100 g de açúcar e ½ colher (chá) de essência de baunilha e bata com um batedor de arame até formar um creme homogêneo.
2°- Leve a vasilha com o creme para cozinhar em banho-maria e com um batedor de arame vá batendo +/- 8 minutos ou até dobrar de volume e formar uma musse. Retire a vasilha do banho-maria, transfira o creme para uma tigela de batedeira e continue batendo por + 8 minutos ou até esfriar.
3° - Retire o creme da batedeira e adicione 500 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e 200 g de chocolate ao leite ralado no ralo grosso e misture delicadamente.
4°- Divida este creme branco em 2 partes. Numa parte adicione 300 g de chocolate meio amargo derretido e misture.
5°- Numa travessa oval (com 34 cm de comprimento) coloque o creme branco. Sobre este creme branco coloque o creme misturado com o chocolate meio amargo. Com uma faca vá mesclando os dois cremes bem devagar e com delicadeza para formar desenhos. Leve a travessa ao freezer por +/- 4 h.
(Extraído do G1/maisvoce.com.br)
PÔR-DO-SOL
Sábado 10 de Dezembro 19h46
Sexta 16 de Dezembro 19h50
CANTINHO DA ORAÇÃO
Então vamos orar mais uma vez. E dessa vez pela Neuza Freitas de Almeida, a paixão do professor Garcia, nosso diretor da Unidade.
Inclua nas suas orações a família dela. E vamos orar! Por uma daquelas razões inexplicáveis, ela ficou fora da listagem dos aniversarianters de Dezembro no último Sabatino.
VOCÊ SABIA?
Que o Brasil é o único fornecedor mundial de nióbio (98% das jazidas desse metal estão aqui), sem o qual não se fabricam turbinas, naves espaciais, aviões, mísseis, centrais elétricas e super aços? E sabia que seu preço para a venda, além de muito baixo, é fixado pela Inglaterra, que não tem nióbio algum? Que EUA, Europa e Japão são 100% dependentes do nióbio brasileiro?
RESPONDA SE FOR CAPAZ
Por que quando você diz a alguém que a calça dele ou dela está LIMPA, veja bem, LIMPA atrás, ele ou ela na hora passa a mão e olha para ver se está suja? Responda se for capaz!