terça-feira, 18 de outubro de 2011

SABATINO N. 160 DE 22 DE OUTUBRO DE 2011

NOTÍCIAS
Arábia Saudita: jogador é detido por mostrar tatuagem de Jesus

 
O colombiano Juan Pablo Pino joga na liga da Arábia Saudita
Foto: AFP
O jogador de futebol colombiano, Juan Pablo Pino, que joga na liga da Arábia Saudita, foi detido pela polícia do país por exibir em público tatuagens com motivos religiosos. O incidente ocorreu quando o atleta fazia um passeio por um shopping da capital da Arábia Saudita, Riad, acompanhado de sua mulher. Ele vestia uma camiseta sem mangas que deixava à mostra uma tatuagem de Jesus Cristo em um dos seus braços.  De acordo com a imprensa do país, a imagem provocou indignação de várias pessoas que estavam no local, que começaram a insultá-lo, atraindo a atenção da polícia moral, encarregada de garantir o cumprimento das leis que regem o reino saudita. Os agentes detiveram o jogador do clube Al Nasr até a chegada do delegado da corporação.  Procurado pela Agência Efe, o clube não quis comentar o caso, mas chegou a publicar declarações do atleta, que manifestou sua "profunda tristeza" pelo que houve e afirmou respeitar as leis do país.  O colombiano disse que até comprou uma roupa muçulmana para sua mulher "para que ela saia de maneira respeitosa" e possa se vestir com vestimentas típicas como a abaya, túnica negra que cobre desde a cabeça até os pés das mulheres.  O jogador também acusou os torcedores de equipes adversárias de explorar o episódio para prejudicar o Al Nasr. Segundo informações divulgadas por jornais locais, a esposa do jogador está preocupada com a situação e até pediu para que seu marido deixe a equipe e saia do país. Essa não é a primeira vez que ocorre um problema parecido na Arábia Saudita. No ano passado, o jogador romeno Mirel Radoi, que jogava no Al Hilal, beijou a tatuagem de uma cruz em seu braço após marcar um gol, o que provocou uma reação de descontentamento popular. Em entrevista à Agência Efe, o xeque Mohammed Nayimi, um dos clérigos mais respeitados do país, disse que as leis sauditas proíbem tatuagens, e que os jogadores têm que respeitar estas regras e escondê-las.  Ele chegou a pedir que os contratos dos jogadores estrangeiros tenham uma cláusula que os obrigue a respeitar a lei islâmica (sharia). O reino da Arábia Saudita é um dos países mais conservadores do mundo muçulmano, no qual se aplica uma versão estrita e rigorosa do islã, o wahhabismo.   (WWW.noticiasterra.com.br)

Templos religiosos do DF devem se submeter aos limites sonoros estipulados em Lei

O Conselho Especial do TJDFT julgou inconstitucional dispositivo da Lei Distrital nº 4.523/2010 que exclui os templos religiosos e similares da obrigação de respeitar os limites sonoros estipulados por lei no âmbito do DF. A decisão colegiada vale para todos e tem efeitos retroativos à origem da norma legislativa.
A matéria já tinha sido alvo de Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI ajuizada pelo MPDFT, em 2009, contra o artigo 14 da Lei Distrital nº 4.092/2008, que previa a mesma exceção. Naquela ocasião, o Conselho Especial se pronunciou no mesmo sentido. No entanto, em 2010, novo ordenamento jurídico introduziu novamente o dispositivo impugnado.
Ao prestarem informação sobre a norma, o Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Governador do Distrito Federal e o Procurador-Geral do Distrito Federal defenderam a constitucionalidade do preceito legal, alegando a impossibilidade de restrição à liberdade religiosa assegurada pela Constituição Federal.
O colegiado destacou na decisão que é lícito ao Poder Legislativo Distrital, amparado pela independência dos Poderes estatais, editar nova norma veiculando o mesmo conteúdo normativo já declarado inconstitucional. Todavia, a exceção novamente concedida aos templos religiosos é desprovida de razoabilidade e proporcionalidade.
De acordo com os desembargadores, embora a Constituição Federal assegure a proteção absoluta do livre exercício de cultos religiosos, não há direitos ilimitados e irrestringíveis. "Não é razoável conferir máxima proteção à liberdade de culto, impondo o sacrifício total dos outros direitos fundamentais. O legislador distrital afastou-se do aceitável ao criar exceções para as instituições religiosas que, ao cabo, permitem que ofendam direitos de terceiros. A isenção das instituições religiosas aos limites legais de sonoridade impostos em favor do meio ambiente sadio, nitidamente contraria aos citados princípios que devem nortear as políticas urbanas", afirmou o relator da ADI. A declaração de inconstitucionalidade do dispositivo se deu por maioria de votos. Nº do processo: 2011002005243-7 Autor: AF

HISTÓRIA

PARABÉNS A VOCÊ.A melodia da música foi criada por duas irmãs. Mildred e Patricia Smith Hill. Elas eram professoras primárias de Louisville, no estado do Kentucky em 1875. O objetivo das irmãs era fazer uma musiquinha para que as crianças cantassem na escola Louisville Experimental Kindergarten School todo dia na hora da entrada. Não tinha absolutamente NADA a ver com aniversários ou festas. pelas irmãs americanas. A musica se chamou “Good Morning to All” (”Bom dia a Todos”) e Mildred e Patricia Smith registraram a música em 1893. No ano de 1924 a musica das irmãs apareceu sem autorização num livro editado pelo americano Robert Coleman, que surrupiou a melodia e a primeira frase de “Good Morning to All” - o segundo verso, Robert Coleman alterou para “Happy Birthday To You”, o popular “parabéns a você”. Foi com esta versão que a música ganhou popularidade. Mas a família Hill não ia deixar isso barato. Por conta do plagio, Jessica Hill, irmã das criadoras da melodia, resolveu brigar na Justiça pelos direitos autorais da música. Jessica venceu e desde então, acredite se quiser, é preciso pagar royalties para tocar o “Parabéns”! Seja no rádio, na TV ou no cinema, tocou tem que pagar. Segundo a revista americana Forbes, a gravadora Warner - a atual detentora dos direitos da música - fatura em média 2 milhões de dólares por ano só com os royalties advindos do “Parabéns”. É interessante notar que o Parabéns a você praticamente não tem letra na versão inglês. É só uma repetição happy bithday to you… Sendo que a versão mais famosa da musica é a que Marilyn Monroe cantou quase obscenamente para John Kennedy no dia do aniversário do presidente, uma das grandes saias justas da história. No Brasil, o parabéns a você tem uma letra infinitamente mais bem bolada que na versão de Robert Coleman. A letra em português da célebre canção surgiu quando a rádio Tupi do Rio de Janeiro organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de “Happy Birthday To You”. A brasileira Bertha Celeste Homem de Mello ganhou o concurso com a versão que todos nós ouvimos todos os anos. Bertha, até sua morte no ano de 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu: “Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos anos de vida.” Confesso que eu pensava que esta música era muito mais antiga. Nem imaginava que o parabéns tivesse uma história de falcatruas, processos e royalties. Mas é isso. Música de Mildred e Patricia Smith Hill e letra de Bertha Celeste Homem de Mello.

CURIOSIDADE
O que está faltando no texto abaixo? Leia tudo e depois responda.


 “Sem nenhum tropeço posso escrever o que quiser sem ele, pois rico é o português e fértil em recursos diversos, tudo isso permitindo mesmo o que de início, e somente de início, se pode ter como impossível. Pode-se dizer tudo, com sentido completo, mesmo sendo como se isto fosse mero ovo de Colombo. Desde que se tente sem se pôr inibido pode muito bem o leitor empreender este belo exercício, dentro do nosso fecundo e peregrino dizer português, puríssimo instrumento dos nossos melhores escritores e mestres do verso, instrumento que nos legou monumentos dignos de eterno e honroso reconhecimento. Trechos difíceis se resolvem com sinônimos. Observe-se bem: é certo que, em se querendo esgrime-se sem limites com este divertimento instrutivo. Brinque-se mesmo com tudo. É um belíssimo esporte do intelecto, pois escrevemos o que quisermos sem o "E" ou sem o "I" ou sem o "O" e, conforme meu exclusivo desejo, escolherei outro, discorrendo livremente, por exemplo, sem o "P", "R" ou "F", o que quiser escolher, podemos, em corrente estilo, repetir um som sempre ou mesmo escrever sem verbos. Com o concurso de termos escolhidos, isso pode ir longe, escrevendo-se todo um discurso, um conto ou um livro inteiro sobre o que o leitor melhor preferir. Porém mesmo sem o uso pernóstico dos termos difíceis, muito e muito se prossegue do mesmo modo, discorrendo sobre o objeto escolhido, sem impedimentos. Deploro sempre ver moços deste século inconscientemente esquecerem e oprimirem nosso português, hoje culto e belo, querendo substituí-lo pelo inglês. Por quê? Cultivemos nosso polifônico e fecundo verbo, doce e melodioso, porém incisivo e forte, messe de luminosos estilos, voz de muitos povos, escrínio de belos versos e de imenso porte, ninho de cisnes e de condores. Honremos o que é nosso, ó moços estudiosos, escritores e professores. Honremos o digníssimo modo de dizer que nos legou um povo humilde, porém viril e cheio de sentimentos estéticos, pugilo de heróis e de nobres descobridores de mundos novos”.
Descobriu?  Não??? Então aqui vai: Não tem nele a letra A em lugar algum

DICA

Olá Pessoal! Que tal invertermos os papéis? É uma dica!
Esta história verdadeira, além de ser cômica, pode perfeitamente servir de modelo.
Acompanhem um relato de telemarketing que uma amiga me enviou. E me digam se isto não é para ser feito desta maneira. A CIA TELEFÔNICA É A TELEMAR, OFERECENDO SERVIÇOS DA OI!
 Toca o telefone da residência do meu amigo Edson...
Ele atende por educação, apesar de que no seu bina, não registrou o número de quem estava ligando pra ele.
- Alô!
- Alô, poderia falar com o responsável pela linha?
- Pois não, pode ser comigo mesmo.
- Quem fala, por favor?
- Edson.
- Sr. Edson, aqui é da Oi!, estamos ligando para oferecer a promoção linha adicional, onde o Sr. tem direito...
- Desculpe interromper, mas quem está falando?
- Aqui é Rosicleide Judite, da Oi!, e estamos ligando...
- Rosicleide, me desculpe, mas para nossa segurança, gostaria de conferir alguns dados antes de continuar a conversa, pode ser?
- Bem..., pode.
- De que telefone você fala? Meu bina não identificou.
- Do 10331.
- Você trabalha em que área, na Oi?
- Telemarketing Pro Ativo.
- Você tem número de matrícula na Oi?
- Senhor, me desculpe, mas não creio que essa informação seja necessária.
- Então terei que desligar, pois não posso ter segurança de que falo com uma funcionária da Oi. São normas da minha, da nossa casa.
- Mas... Senhor, posso garantir...
- Nã, nã, ni, na, não...Quando eu ligo pra vocês, sou obrigado sempre a fornecer meus dados a uma legião de atendentes, sempre que tento falar com a Telemar.
- Ok. Sr. Edson... Minha matrícula é 34591212.
- Só um momento enquanto verifico. (Dois minutos depois) - Só mais um momento. (Cinco minutos depois), Ela impaciente.
 -Senhor? Por favor!!!!
 - Só mais um momento Rosicleide, por favor, nossos sistemas estão lentos hoje!!!!
 - Mas senhor... - Calma, Pronto, Rosicleide, obrigado por ter aguardado. Qual o assunto que Vc deseja tratar?
 - Aqui é da Oi! E estamos ligando para oferecer a promoção, onde o Sr. tem direito a uma linha adicional. O senhor está interessado, Sr. Edson?
- Rosicleide, vou ter que transferir você para a minha esposa, porque é ela que decide sobre alteração e aquisição de planos de telefones. Peço-lhe que me faça o obséquio, só um minutinho, por favor, não desligue, pois essa ligação é muito importante para mim!! (ele coloca o telefone em frente ao aparelho de som, deixando a música "Festa no Apê", do Latino, tocando no Repeat (quem disse que um dia essa droga não iria servir para alguma coisa). Depois de tocar a porcaria toda da música, a mulher do Sr. Edson, atende:
- Obrigado por ter aguardado.... pode me dizer seu telefone pois meu bina não identificou...
- 10331.
- Com quem estou falando, por favor.
- Rosicleide
- Rosicleide de que?
- Rosicleide Judite (a atendente demonstrando certa irritação na voz).
- Qual sua identificação na empresa?
- 34591212 (mais irritada agora).
- Obrigada pelas suas informações, em que posso ajudá-la?
- Aqui é da Oi!, estamos ligando para oferecer a promoção, onde a Sra. tem direito a uma linha adicional. A senhora está interessada?
- Ah! mais um momento, vou abrir um protocolo do seu chamado e, em alguns dias, entraremos em contato para dar um parecer, pode anotar o número do protocolo por favor...TUTUTUTUTUTUTUTUTUTUTU...
 - alô, alô! Desligou.... nossa que moça impaciente!

RECEITA
Pudim de Sorvete

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 vezes a medida da lata de leite
4 ovos
8 colheres de açúcar
1 lata de creme de leite
1 colher (chá) essência de baunilha
1 colher (sopa) Maizena
Modo de fazer:
Leve ao fogo o leite condensado, o leite, as 4 gemas, a Maisena e a baunilha. Mexa até formar um creme. Reserve. Bata as claras em neve, acrescente o açúcar e misture o creme de leite. Na hora de bater as claras, coloque 1 gotinha de limão. Depois que o creme de gemas esfriar um pouco, misture com o creme feito das claras e com o creme de leite. Caramelize uma forma de pudim como de costume, despeje a mistura e leve para gelar. Para desenformar, aqueça um pouco a forma em fogo brando. Se quiser guardar, ponha no congelador. Pode congelar por 3 meses.

CANTINHO DA ORAÇÃO
E daí, vamos orar mais uma vez? Então vamos orar nessa nova semana pelo Prof. Oly Pinto? Lembre-se de incluir na oração sua esposa e a filha Sueli. “Orai sem cessar” é o conselho de Paulo em 2º Tessalonicenses 5:17

PÔR-DO-SOL
Hoje  22/10 às 19h14
Sexta 28/10 às 19h 18
Lembre-se de que já estamos no horário de Verão, que desta vez terá133 dias de duração e que será o mais longo. O segundo maior período ocorreu em 1985. A data para encerrar o horário de verão será no dia 26 de fevereiro de 2012, uma semana após o feriado de carnaval. Fique ligado! O Decreto 6558/2008 que dispõe sobre o horário de verão, alterado pelo Decreto 7.584/2011, estabeleceu períodos fixos para início e término a partir de 2008, bem como as regiões abrangidas pela mudança.  De acordo com o decreto, em todos os anos a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data de término coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte. E estamos entendidos.
 VOCÊ SABIA?

Que existem 900 mil espécies de insetos no mundo? Os cientistas descobrem de 7 mil a 10 mil novas espécies por ano. Eles suspeitam que possam existir outros 10 milhões de espécies ainda desconhecidas. Há uma média de 200 milhões de insetos para cada ser humano, desde os microscópicos, invisíveis aos olhos nus, até os brutamontes. Os invertebrados correspondem a 95% do mundo animal.

RESPONDA SE FOR CAPAZ

Você sabe que nos dias chuvosos o parabrisa do carro se embaça e dificulta a visão. Ora, se está chovendo do lado de fora e a água lava o vidro, do lado de dentro não chove, então porque os vidros embaçam? Sabe-se que com o calor interno a tendência é evaporar e não condensar. Então, Responda se for capaz? Por que os vidros o carro embaçam?