sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SABATINO N.164 DE 19DE NOVEMBRO DE 2011


NOTÍCIAS

(Essa é a igreja onde aconteceu a morte da menina)

Saiu a sentença sobre a menina que foi achada morta numa Igreja Adventista de Sta. Catarina.
A Justiça de Santa Catarina determinou que a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Joinville (norte de SC) pague R$ 200 mil em indenização à família da menina Gabrielli Cristina Eichholz. Ela, que tinha 1 ano e meio à época, foi encontrada em uma pia de batismo de um templo depois de ter desaparecido de uma área de recreação em março de 2007 e morreu ao dar entrada em um hospital. A criança havia sido deixada com monitores por familiares durante a participação em um culto. Sobre o caso, a Polícia Civil defendeu a hipótese de crime sexual e homicídio. O pedreiro Oscar Gonçalves do Rosário, na época com 22 anos, chegou a ser apresentado como autor da morte e condenado em agosto de 2008 após júri popular. Em 2010, a Justiça apontou falhas no processo, anulou o julgamento e o libertou. A família de Gabrielli pediu indenização por entender ter havido omissão por parte da igreja. O juiz Frederico Siegel acatou parcialmente o pedido ao estipular indenização em parcela única e negar o pedido de pensão mensal. Em seu entendimento, a menina ainda estaria "iniciando a vida" e acompanharia os pais por "muitos anos". A Igreja Adventista, que pode recorrer, ainda não se pronunciou sobre a decisão. (http://m.terra.com.br/noticia?n=5457608&a=home&s=1&c=noticiaportadabr&e=especiais_capa_br)


HISTÓRIA
PROIBIDO  CHORAR

PAPAI...O quanto me amas? 
No  dia que nasceu nossa  filha, meu marido, não sentiu grande alegria. Por que a decepção que sentia, parecia ser maior do que o grande conhecimento em ter uma filha.
Ah!!!   Eu queria um filho homem, lamentava ! Em  poucos meses ele se  deixou cativar pelo  sorriso de nossa linda filha e pela infinita inocência de seu olhar fixo e penetrante, foi então que ele começou a amá-la com loucura. Seu  rostinho, seu sorriso não se apartavam mais dele.  Ele fazia planos sobre planos, tudo seria para nossa filhinha! Numa  tarde estávamos reunidos em família, quando nossa filha perguntou a seu pai:  Papi, quando eu completar quinze anos, qual será meu presente?
Ele lhe respondeu: -Meu amor, você tem apenas sete aninhos, não lhe parece que falta 
muito tempo para essa data? Ela  lhe respondeu: -Bem papi, você sempre diz  que o tempo passa voando,  ainda que eu nunca o haja visto por aqui. Ela  agora já tinha quatorze anos e ocupava toda a alegria da casa, especialmente o coração de seu papi. Num  Domingo fomos a igreja,  ela tropeçou, e seu pai de imediato agarrou-a para que não caísse. Já sentados  nos bancos da igreja, vimos como ela foi caindo lentamente e 
quase perdeu a consciência. Seu pai levantou-a e a levou imediatamente para o hospital. 
Alí permaneceu por dez dias e foi então que nos informaram que ela padecia de uma grave enfermidade que afetava seriamente seu coração. Os dias foram passando, seu pai renunciou a seu trabalho para dedicar-se a ela. Todavia, sua mãe, decidiu trabalhar, 
pois não suportava vê-la sofrendo tanto. Numa  manhã, ainda na cama, nossa  filha perguntou a seu  papi:  Papi? Os médicos lhe disseram que eu vou morrer?
Respondeu seu pai: Não meu amor, não vai morrer, Deus que é tão grande, que não permitiria que eu perca o que mais tenho amado neste mundo.
-Quando a gente morre  vai para algum lugar?  Podem ver lá de cima sua família?  Sabe se um dia podem voltar?
-Bem filha, na verdade ninguém regressou de lá e contou algo sobre isso, porém se eu morrer,  não a deixarei só, onde eu estiver buscarei uma maneira de me comunicar com você e em última instância utilizaria o vento para vê-la. -O vento?, perguntou ela.
E  como você faria?  -Não  tenho a menor idéia  filhinha, só sei que se algum dia eu morrer, sentirá que estou contigo, quando um suave vento roçar seu rosto e uma brisa fresca beijar sua face. Nesse  mesmo dia à tarde, fomos informado pelos  médicos 
que nossa filhinha necessitava de um transplante  de coração, pois do contrário ela só teria mais vinte dias de vida. UM  CORAÇÃO!  Onde conseguir  um coração?  Um coração!  Onde, deus meu? Nesse  mesmo mês, ela completaria  seus quinze anos. E foi numa sexta-feira à tarde quando conseguiram o doador.  Foi operada e tudo saiu bem.
Ela permaneceu no hospital por quinze dias e em nenhuma vez  seu pai foi visitá-la. Todavia, os médicos lhe deram alta e ela foi para sua casa. Ao  chegar em casa  com ansiedade ela gritou: Papi! Papi!... Onde você está? Sua mãe saiu do quarto com os olhos molhados de lágrimas e disse-lhe: -Aqui está uma carta que  seu papi deixou para você.
-“Filhinha do meu coração: No momento em que ler minha carta, já deverá ter 
quinze anos e um coração forte  batendo em teu peito, essa foi a promessa que me fizeram os médicos que a operaram. Não pode imaginar nem remotamente quanto lamento não estar ao seu lado. Quando soube que você morreria, decidi dar-lhe a resposta da pergunta que me fez quando tinha sete aninhos e a qual não pude responder. 
Decidí dar-lhe o presente mais bonito que ninguém jamais faria por minha filha. Dou-lhe de presente minha vida inteira sem nenhuma condição, para que faça com ela o que quiser. Viva filha!!  Eu a amo com todo meu coração!!
Foi  quando ela chorou  por todo o dia e toda a noite.  No dia seguinte foi ao cemitério e  sentou-se sobre o túmulo de seu papi. Chorou tanto como ninguém poderia chorar e  sussurrou:  Papi,... agora posso compreender quanto me amava. Eu também o amava e ainda que nunca tenha dito, agora compreendo a importância de dizer: “Te Amo" e  lhe pediria perdão por haver guardado silêncio tantas vezes. Nesse instante as copas das árvores
balançavam suavemente, caiam algumas folhas e florzinhas, e uma suave brisa roçou a face de nossa filhinha, que olhou para o céu, tentou enxugar as lágrimas de seu rosto, 
se levantou e voltou para casa. Entedeu? Então, por  favor, jamais deixes de dizer: TE AMO. Jamais saberá se esta será a última vez.

CURIOSIDADE
1 x 1 = 1
11 x 11 = 121
111 x 111 = 12321
1111 x 1111 = 1234321
11111 x 11111 = 123454321
111111 x 111111 = 12345654321
1111111 x 1111111 = 1234567654321
11111111 x 11111111 = 123456787654321
111111111 x 111111111=12345678987654321
A matemática é 100% correta, mas o que significa quando dizemos que damos mais de 100% ?  O que equivale a na vida100%? Que significa dar mais de 100%? Todos já estivemos em situações que nos exigem mais de 100%, que tal alcançar 101%? Aqui está uma pequena fórmula matemática que pode ajudar a responder estas perguntas:
Se A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  for representado por
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Então,
K N O W L E D G E  (Palavra em Inglês para Conhecimento) se escreve assim:
11+14+15+23+12+5+4+7+5 = 96%
H A R D W O R K  (TRABALHO DURO) se escreve assim:
8+1+18+4+23+15+18+11 = 98%
Mas A T T I T U D E  (Atitude em Inglês) se escreve assim:
1+20+20+9+20+21+4+5 = 100%
De que valeria Conhecimento, trabalho duro e atitude sem amor? Logo, veja até onde o amor, especialmente o amor de Deus, pode levar você:
LOVE  OF  GOD  (Amor de Deus em Inglês) seria:
12+15+22+5+15+6+7+15+4 = 101%
Assim, pois, pode-se concluir com segurança matemática que enquanto o conhecimento e o trabalho duro se aproximam dando 98%, e a atitude leva à perfeição dando 100%, só o amor de Deus o leva além dos limites.

DICA
Pão com Manteiga

Conta a história que um casal tomava café da manhã no dia de suas bodas de prata. A mulher passou a manteiga na casca do pão e o entregou para o marido, ficando com o miolo.
Ela pensou: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais o meu marido e, por 25 anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida". Para sua surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse:
- Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante 25 anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir! Moral da história: Você precisa dizer claramente o que deseja, não espere que o outro adivinhe...
Você pode pensar que está fazendo o melhor para o outro, mas o outro pode estar esperando outra coisa de você. Deixe-o falar, peça-lhe para falar e quando não entender, não traduza sozinho. Peça que ele se explique melhor.

RECEITA
Coxinha Doce
Ana Maria Braga ensina a receita com coco ralado e leite condensado

Ingredientes
Massa
50 g de margarina (1/4 xícara de chá)
100 g de açúcar (6 colheres de sopa)
500 ml de leite
½ lata de creme de leite
250 g de farinha de trigo (3 ¾ xícara de chá)
Recheio
100 g de coco ralado
½ lata de leite condensado
2 ovos batidos (para empanar)
farinha de rosca (para empanar)
modo de preparo
Massa
1°- Numa panela coloque 50 g de margarina e 100 g de açúcar e leve ao fogo médio por 2 minutos. Adicione 500 ml de leite, misture e deixe derreter o caramelo por 5 minutos. Adicione ½ lata de creme de leite e 250 g de farinha de trigo e misture até formar uma massa homogênea e soltar do fundo da panela (+/- 5 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar. Reserve.
Recheio
2°- Coloque numa outra panela 100 g de coco ralado e ½ lata de leite condensado e leve ao fogo médio, mexendo até o doce soltar do fundo da panela (+/- 8 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar.
3°- Nas mãos coloque uma colher de sopa de massa e abra um disco. Coloque um pouco do recheio de leite condensado com coco (reservado acima) e dê o formato de uma coxinha. Repita este procedimento até terminar com a massa e recheio.
4°- Passe cada coxinha em 2 ovos batidos e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente até que dourem. Retire as coxinhas do óleo e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida

CANTINHO DA ORAÇÃO
Orar não é fazer de conta que ora. É realmente falar com Deus a respeito de tudo que se passa ao nosso redor. Temos amigos e irmãos ao nosso redor, então, por que não orar por eles? Deus pode atender à sua oração! Vamos orar nessa nova semana pela nossa irmã Laurita? Lembre-se de incluir seu esposo, nosso irmão Isamu Matuda, na oração.

PÔR-DO-SOL
Sábado 19/11      19h31
Sexta    25/11      19h36
VOCÊ SABIA?
Então conheça Aranha-golias-comedora-de-pássaro

Você sabia que existe uma espécie de Aranha comedora-de-pássaro, também conhecida como aranha-golias, que é considerada o maior aracnídeo do mundo? Endêmica do norte da Amazônia brasileira,é também encontrada na Guiana, no Suriname e na Venezuela. É uma espécie de tarântula. É bastante conhecida por criadores de aranhas, chamando-lhes a atenção pelo seu tamanho (que chega a incríveis 30 centímetros ou até um pouco mais). É uma espécie que só deve ser manipulada por pessoas com experiência, pois apresenta um comportamento muito agressivo. É uma das aranhas que possuem órgãos estriduladores, o que permite fazer um barulho chiado quando ameaçada. Seus pêlos abdominais são extremamente urticantes e sua picada é muito dolorida devido ao tamanho de suas cerdas (podem passar de 2 cm de comprimento). Esses animais podem viver mais de dez anos.

RESPONDA SE FOR CAPAZ

Preste atenção e responda, veja bem se é capaz:
Assim que o sol sai, o que é que o boi faz? Se não conseguiu responder essa que é fácil, responda essa outra se for capaz:
Quem é que enche uma casa, porém não enche uma mão? Responda, se for capaz!

sábado, 12 de novembro de 2011

SABATINO N.163 DE 05 DE NOVEMBRO DE 2011

NOTÍCIAS
Evangélicos na Globo
Globo abre espaço para atrações evangélicas em sua programação

A Globo não resistiu ao crescimento do público evangélico. A emissora está planejando um programa de música religiosa para o próximo ano, mais precisamente em Agosto, tendo como apresentadora uma cantora gospel. Mas quem quer ver uma atração evangélica na tela da Globo não vai precisar esperar tanto, é que correm rumores que já no dia 18 de dezembro irá ao ar um especial de fim de ano destinado ao publico evangélico, na Globo. O programa terá pouco mais de uma hora de duração e se chamará Festival Troféu Promessas, e deverá ser gravado no Aterro do Flamengo. Estarão presentes no Troféu Promessas Diante do Trono, Ludmila Ferber, Fernandindo, Fernanda Brum, Régis Danese, Pregador Luo, Eyshila, David Sacer e Damares. O Troféu Promessas terá premiações dos melhores grupos e cantores evangélicos que disputarão em nove categorias, com votação aberta para os intenautas pelo site “Troféu de Promessas”. “Não podemos de maneira nenhuma ignorar as expressões da cultura do nosso povo. E a música evangélica é um fenômeno dessa imensa força que se expande sem cessar. Da mesma maneira abrimos para música sertaneja há 20 anos, e para a o rock brasileiro há 30, vamos fazer agora com a música gospel”, comentou o diretor de núcleo da Rede Globo, Luis Gleiser. É a Globo entrando com os dois pés nos domínios da sua arqui inimiga Rede Record.      (GPS–PESQUIZA.COM)

Dia de Oxum
Oxum é um orixá feminino da umbanda e candomblé, que reina sobre a água doce, o amor, a beleza, a riqueza, diplomacia. É comemorada em 08 de dezembro.

Oxum, orixá feminino da riqueza, maternidade e beleza
A escolha da data para a comemoração anual vem do sincretismo religioso com a igreja católica do “Dia de Imaculada Conceição”, uma das várias Nossas Senhoras com a quais Oxum é identificada.
Na Bahia, Oxum é sincretizada com “Nossa Senhora das Candeias” ou “Nossa Senhora dos Prazeres”. No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com “Nossa Senhora da Conceição”, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de “Nossa Senhora”, ora com “Nossa Senhora da Conceição Aparecida”. Se você ainda não entendeu o que é sincretismo religioso, saiba então que é essa mistura de uma religião na outra. Há católicos que aceitam a Umbanda, assim como há umbandistas católicos. A isso a sociologia chama de sincretismo.

HISTÓRIA
P A C I Ê N C I A

Ah!  Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados...
Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa  mercadoria tão rara hoje em  dia. Por muito pouco a madame  que parece uma “lady”solta palavrões e  berros que lembram as  antigas “trabalhadoras  do cais”, e o  bem comportado executivo,“ O cavalheiro” se transforma numa“besta selvagem” no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar! Os  filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma “mala sem alça”. Aquela  velha amiga uma “alça  sem mala”, o emprego  uma tortura, a escola  uma chatice. O  cinema se arrasta, o  teatro nem pensar, até  o passeio virou novela. Outro dia, vi um jovem  reclamando que o banco dele pela internet estava demorando para dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça inconformado. Vi  uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso do Jabor e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais. Pobres de nós, meninos e  meninas sem paciência,  sem tempo para a vida, sem tempo para  Deus. A paciência está em  falta no mercado e, pelo jeito, a paciência  sintética dos calmantes está cada vez mais em alta. Pergunte para alguém que você saiba que é “ansioso demais”,  onde ele quer chegar? Qual  é a finalidade de sua vida?
Surpreenda-se  com a falta de  metas, com o vago  de sua resposta. E você?
Onde você quer chegar? Está correndo tanto para  que? Por quem? Seu  coração vai agüentar? Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio  o mundo vai parar? A empresa onde você trabalha  vai acabar? As pessoas que você ama vão parar? Será que você conseguiu  ler até aqui?
Respire...  Acalme-se...O  mundo está apenas na  sua primeira volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência. “NÃO somos seres humanos passando por uma experiência espiritual. Somos  seres ESPIRITUAIS, pensantes, passando  por uma experiência  humana. Existem  momentos inesquecíveis,  coisas inexplicáveis e  pessoas incomparáveis. Aproveite a vida! Aprenda viver bem!
(Theilard  Chardin

CURIOSIDADE
NEM FREUD EXPLICA ISSO!

Conta-se que um pai muito trabalhador e seu filho adolescente estavam num passeio de carro. Eles haviam sofrido um assalto quando levaram o som do carro e começaram a conversar sobre o assunto dentro do carro. Veja para onde descambou o diálogo deles:
-Pai, o que é inclusão social?
-Bem filho, é que muitas pessoas tem muito e outras não tem nada. Inclusão consiste em dar direitos iguais a todas elas.
-Ah, sei, os integrantes do MST são exemplo de excluídos, Né, pai?
-Isso mesmo, filho
-Pai, o que eu devo ser quando crescer?
-Bem, primeiro escolha uma profissão da qual você goste, depois estude muito, mas muito mesmo, e depois trabalhe muito mais, dia e noite, e só assim você será alguém na vida. Vencer na vida é muito difícil!
Sem perceber o pai parou sobre a faixa de pedestre e foi multado além de ser maltratado pelo guarda. Em seguida o diálogo continuou:
-Pai, o que houve que esse guarda está bravo com você?
-É que fomos multado, filho
-Mas, por que, pai?
-Porque estávamos bloqueando a passagem dos pedestres, filho
Mais adiante o transito parou enquanto os manifestantes do MST estavam passando
-Pai, por que eles estão bloqueando nosso caminho?
-É a marcha do MST, filho. Eles sempre fazem isso pelo Brasil todo.
-Ah, tá, e aqueles guardas vão multá-los também, não vão?
-Não filho, eles estão escoltando os manifestantes, filho
-Mas, pai, nós estávamos bloqueando a passagem e fomos multados, eles estão bloqueando e estão sendo escoltados?
O pai fica quieto e ao virar a curva do caminho viram o acampamento deles.
-Pai, o que é aquilo ali?
-É o refeitório deles, filho
-Ah, já sei, lá eles gastam aqueles vales-refeição iguais ao seu que você ganha na empresa, Né? Aqueles que parecem uma nota de dinheiro!
-Não filho, o governo paga a comida deles.
-Ué, e por que não paga pra você também? E aquela ambulância lá, é por causa do plano de saúde que eles pagam todo mês para ter assistência médica?
-Não filho, eles não pagam plano de saúde.
-Pai, essa eu não entendi. Como assim?
-É o governo que está pagando essas ambulâncias que você está vendo.
-E por que você paga plano de saúde, então? O governo não paga o seu? Pai, por que a maioria deles está com um rádio de comunicação?
-Porque o governo doou 10.000 rádios para eles se comunicarem durante as marchas
-Pô, pai, e a gente sem som no carro e você falando que precisa trabalhar mais para comprar outro som, vamos pedir um para o governo, então!
-Não, filho, eles não vão nos dar.
-Ah, já sei, você reclama que paga 40% do seu salário para o governo, mas eles pagam muito mais, né? Daí eles recebem de tudo!
-Não filho, eles não pagam nada, eles são isentos.
-Como assim, pai, essa eu não entendi. Pai, quero parar para conversar com eles.
-Não adianta, filho, eles só falam através de um assessor de imprensa.
-Que legal, vamos contratar um assessor para nós também?
-Filho, isso é muito caro. Eu precisaria trabalhar o triplo do que eu trabalho para poder contratar um assessor de imprensa
-Mas, pai, eles nem trabalham e tem um?
-Mas é o governo que paga, filho!
-Pai, não foram eles que invadiram um prédio público e fizeram a maior bagunça?
-Sim, filho, foram eles mesmos. Eles já invadiram vários prédios públicos.
-E o que aconteceu com eles, pai?
-Nada, filho. Eles são meio que protegidos do governo.
-E por que eu fiquei de castigo e levei uma bruta surra só porque quebrei uma lâmpada do poste da rua quando estava jogando bola, e foi sem querer?
-Porque você tem que cuidar e respeitar o patrimônio público.
-E eles não precisam, certo? Pai,vamos com eles?
-Claro que não, filho! Você precisa estudar e eu preciso trabalhar!
-Pode parar, pai! Eu vou com eles. Aprendi que os excluídos somos nós. Quero minha inclusão agora!
Já pensou você tendo que explicar isso para seu filho?  Ninguém explica, nem Freud que explicava tudo!

DICA
O sucesso consiste em não fazer inimigos ...
(Max Gehringer)

 Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras básicas:
 *Regra número 1: Colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.
Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.
*Regra número 2:* A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.
*Regra número 3:* Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo. Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego. Amigo é aquela pessoa que liga ou envia um e-mail para perguntar se você está precisando de alguma coisa. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender. Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas não é. A 'Lei da Perversidade Profissional' diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais possa ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos. Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm boa memória !!!.

RECEITA

Abacaxi com creme de leite condensado

1 lata de abacaxi escorrida ou 1 abacaxi natural (sem o talo) e picado

Creme belga:
1 lata de leite condensado
½ lata de leite
2 gemas

Merengue:
12 colheres sopa de açúcar
4 claras


Levar ao fogo as gemas peneiradas com o leite e o leite condensado, mexer em fogo baixo até engrossar. Reservar. Misturar muito bem as claras com o açúcar e levar ao fogo baixo, mexer sem parar até  amornar, só até amornar mesmo, sem cozinhar as claras.Bater imediatamente na batedeira, até encorpar e virar um merengue. Montar em  um refratário untado, camada de abacaxi, creme belga e o merengue. Levar ao forno bem quente, por aproximadamente 5 minutos só para dourar o merengue.




PÔR-DO-SOL
12 de Nov. sábado  19h27
18 de Nov. sexta-feira 19h31

CANTINHO DA ORAÇÃO
E vamos orar “sem cessar” nessa nova semana, especialmente pelo jovem Gilberto Hypólito, nosso companheiro de classe.  Lembre-se de incluir na oração sua família.

VOCÊ SABIA?

Que as serpentes não têm orelhas, mas a maioria tem uma visão melhor do que a do Super Homem? Elas não têm narizes, mas podem sentir cheiros com muita habilidade? As presas das serpentes venenosas, que evoluíram a partir dos dentes, estão entre os mais avançados sistemas de armas biológicas do mundo?

RESPONDA SE FOR CAPAZ

Você sabe que os judeus e inclusive os árabes gostavam de dar nomes significativos aos seus filhos. Por exemplo, Gabriel: Do hebraico "força de Deus, Daniel: Deus é meu juiz, e assim todos os nomes que terminam em EL se referem a Deus. Então, responda se for capaz, Como se chama o estudo dedicado à explicação dos nomes próprios que é um dos ramos da linguística que  inclui a "antroponímia",  estudo dos nomes das pessoas? Responda se for capaz!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SABATINO N.162 DE 05 DE NOVEMBRO DE 2011

NOTÍCIAS

O Vaticano pediu na segunda-feira,24,  uma reforma urgente do sistema financeiro e a criação de uma autoridade pública mundial que tenha poder e competência universal e se atenha "aos princípios de auxílio e solidariedade". O pedido está no documento "Por uma reforma do sistema financeiro e monetário internacional na perspectiva de uma autoridade pública com competência universal", apresentado pelo cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz. No documento, o Vaticano também defende a taxação de transações financeiras. A Santa Sé assegura que o liberalismo econômico "sem regras e sem controles" é uma das causas da atual crise econômica e denuncia a existência de mercados financeiros fundamentalmente especulativos, prejudiciais para a economia real, especialmente em países mais fracos. No texto de 41 páginas, o Vaticano diz que a economia mundial está cada vez mais dominada pelo utilitarismo e materialismo e caracterizada por uma expansão excessiva do crédito e de bolhas especulativas que geraram crise de solvência e confiança. O documento se inspira na encíclica de Bento XVI "Caritas in veritate" (Caridade na verdade), e defende que a atual crise financeira pôs em evidência comportamentos egoístas e de cobiça coletiva. Para o Vaticano, a raiz da crise não é somente de natureza econômica e financeira, mas sobretudo de natureza moral. Já sobre a Autoridade Pública Mundial, o Vaticano afirma que seria necessária por causa da crescente interdependência entre os estados. Ela não poderia ser imposta pela força, mas deveria ser expressão de um acordo livre e compartilhado. O documento também ressalta a necessidade de reformar o sistema monetário internacional e criar um organismo "que atue como um Banco Central Mundial", para regular o fluxo e o sistema dos intercâmbios monetários. Segundo o texto, o Fundo Monetário Internacional perdeu sua capacidade de garantir a estabilidade das finanças mundiais. Já sobre a taxação às transações financeiras, o Vaticano sugere "alíquotas equitativas que contribuam na criação de uma reserva mundial, para sustentar a economia dos países afetados pela crise e a reparação de seus sistemas monetários e financeiros". No documento, o Vaticano assinala que os estados devem ceder de forma gradual e equilibrada uma parte de suas atribuições nacionais a uma Autoridade Mundial. "Hoje se vê como surrealista e anacrônico que um estado considere que pode conseguir de maneira autárquica o bem de seus cidadãos. A globalização está unificando os povos, levando-os a um novo 'estado de direito' em nível supranacional, a um novo modelo de sociedade internacional mais unida, respeitosa com a identidade de cada povo", assinalou. (WWW.G1.com.br)

O Vaticano e os manifestantes do Ocupe Wall Street

Veremos em breve um senhor de aparência distinta usando uma túnica longa e branca andando entre os manifestantes do Ocupe Wall Street no Zuccotti Park, em Nova York? O papa Bento XVI está se juntando ao movimento de protesto? Bem, sim e não. Sim, o Conselho Pontifical para Justiça e Paz do Vaticano fez uma crítica forte e profunda do sistema financeiro global nessa semana, que traçou um paralelo das diversas críticas ao capitalismo desregulado que ecoam pela Lower Manhattan e por cidades ao redor do mundo. O relatório falava da “primazia de ultrapassar o ter”, da “ética acima da economia”, e de abraçar a lógica do bem estar global. Em uma batida contra aqueles que se opõem à regulação econômica governamental, o conselho enfatizou “a primazia da política – que é responsável pelo bem comum – acima da economia e finança”, comentou favoravelmente sobre uma taxa de transações financeiras, e apoiou uma autoridade internacional para fiscalizar a economia global.
Mas membros do Vaticano foram cuidadosos ao dizer que seu relatório não era uma resposta direta às demonstrações ao redor do mundo. “É uma coincidência que compartilhemos algumas visões”, disse o bispo Mario Toso, secretário do conselho. “Mas, no final das contas, essas são propostas que são baseadas na razoabilidade.”
De fato, e isso pode ser um elogio maior aos ativistas dos “99%”. Esse documento recebeu mais atenção do que poderia ter tido porque as demonstrações aumentaram as preocupações aos problemas a que elas se referem. Mais adiante, a intervenção do escritório do Vaticano mostra que aqueles protestando contra um sistema financeiro quebrado e injusto não estão expressando um ponto de vista marginal. Eles estão ressaltando preocupações compartilhadas por muitos, incluindo a Igreja Católica Apostólica Romana. Desafiar o que os mercados globais têm moldado não é extremo. Reflete, como disse Toso, razoabilidade. [...] (www.eventos-finais.com)

HISTÓRIA
O PODER DA ORAÇÃO

"Alguma vez você já sentiu urgência em orar por alguém e simplesmente você o colocou em uma lista e falou: 'orarei por ele depois'?
Ou alguém alguma vez lhe chamou e lhe disse: 'preciso que ore por mim!'?
Leia a estória a seguir. Você pode mudar sua forma de pensar sobre a oração e também a forma de fazê-la.
"Enquanto eu servia em um pequeno hospital, na África, a cada duas semanas eu ia, de bicicleta, por dentre a selva, até uma cidade próxima, para comprar provisões. Esta era uma jornada de dois dias e era necessário acampar à noite, na metade do caminho.
Em uma dessas jornadas, cheguei à cidade, onde planejava sacar meu dinheiro no banco, comprar medicamentos e provisões, e depois iniciar meus dois dias de jornada de regresso ao hospital.
Quando cheguei à cidade, observei dois homens brigando e um deles havia sido seriamente ferido. Tratei dos seus ferimentos e ao mesmo tempo lhe falei do Senhor Jesus Cristo.
Viajei por dois dias, acampando à noite, e cheguei em casa sem nenhum incidente. Duas semanas depois, repeti minha jornada. Quando cheguei à cidade, fui abordado por aquele jovem homem, cujas feridas eu havia tratado. Ele me disse que sabia que eu levava dinheiro e provisões. Prosseguiu dizendo-me: 'Alguns amigos e eu lhe seguimos até a selva, sabendo que você ia acampar à noite Nós planejamos matá-lo e tomar o seu dinheiro e medicamentos. Todavia, justamente quando íamos atacar o seu acampamento, vimos que estava protegido por 26 guardas armados'.
Então comecei a rir e lhe disse que com certeza eu estava sozinho no acampamento, no meio da selva. O jovem homem apontou em minha direção e me falou: 'Não, senhor, não estava só, pois vi os guardas. Meus cinco amigos também os viram e nós os contamos. Por conta desses guardas, nos assustamos e lhe deixamos tranqüilo'.
Quando da sua volta  ao seu país de origem, o missionário contou isso no sermão e um dos homens da igreja se pôs em pé, interrompeu a mensagem e lhe perguntou se ele poderia dizer exatamente em que dia isso se sucedeu. O missionário contou à congregação o dia e então o homem que o interrompeu contou esta história: 'Na noite do seu incidente na África, aqui era manhã e eu estava me preparando para ir jogar golfe. Estava a ponto de sair de casa quando senti a urgência de orar por você. De fato, a urgência do Senhor era tão forte que chamei vários homens da igreja para nos encontrar aqui, no santuário, para orar por você. Poderiam os homens que se reuniram comigo aqui naquele dia colocar-se de pé?'
Então todos os homens que se reuniram naquele dia se puseram de pé. O missionário ficou surpreso quando aquele homem começou a contá-los. Eram 26. Esta história é um exemplo incrível de como o Espírito do Senhor se move de maneira misteriosa. Como essa história verdadeira mostra, 'com Deus, todas as coisas são possíveis' e, mais importante, mostra como Deus escuta e responde as nossas orações. Agora, dê graças a Deus pelo poder da fé. Dê graças a Deus pelo poder da oração e pelos milagres que Ele tem feito em nossa vida diariamente.

CURIOSIDADE

O LENÇO DOBRADO  (João 20:7)
Por que Jesus dobrou o lenço?
 Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Eu nunca havia detido minha atenção a esse detalhe.
Em João 20:7 -  nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro, para nos dizer que o lenço, foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida. Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo ... aquele que Jesus tanto amara {João} e disse ela: - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram."  Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver . O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado, e colocado em outro lado. Isto é importante? Definitivamente sim ! Isto é significante? Certamente que sim !
 Para poder entender a significância do lenço dobrado, se faz necessário que entendamos um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época. O lenço dobrado tem que a ver com o Amo e o Servo e, todo menino Judeu conhecia essa tradição. Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria. A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperava fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não podia se atrever nunca a tocar na mesa antes que o Amo tivesse terminado a sua refeição. Diz a tradição que ao terminar a refeição, o Amo se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba e embolava o lenço e o jogava sobre a mesa. Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei". No entanto, se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo jamais ousaria tocar na mesa porque, o lenço dobrado queria dizer: "Eu voltarei!"

DICA
O Frasco de Maionese e o café
Quando as coisas na vida parecem demasiadas, quando 24 horas por dia não são suficientes, lembre-se do frasco de maionese e do café. Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pegou num frasco de maionese e esvaziou-o. Tirou a maionese e encheu-o com bolas de golf. A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim. Então o professor pegou uma caixa cheia de pedrinhas e meteu-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim. Então o professor pegou noutra caixa, uma caixa cheia de areia, e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim”! Em seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir, mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes: 'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'. As bolas de golf são as coisas importantes como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE. São coisas, que mesmo que se perdêssemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias. As pedrinhas são as outras coisas que importam como o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o demais, as pequenas coisas. Se puséssemos 1º a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf. O mesmo acontece com a vida'. Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes. Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade. Brinque ensinando os seus filhos, arranje tempo para ir ao médico, namore e vá com a sua/seu namorado (a)/marido/mulher jantar fora, dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos, pratique o seu esporte ou hobbie favorito. Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro. Ocupe-se sempre das bolas de golf 1º, que representam as coisas que realmente importam na sua vida. Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia. Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café. O professor sorriu e disse: "o café é só para demonstrar que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo. "
Colaboração de Damares Ribeiro Reti

RECEITA
Bananas Recheadas
A receita leva geleia de framboesa e castanha de caju

Ingredientes
6 bananas pratas maduras e firmes
¼ xícara (chá) de geleia de framboesa (70 g) (ou goiabada, ou chocolate, ou creme de avelã, ou doce de leite, até creme de confeiteiro, daquele de fazer sonho, serve)
gotinhas de suco de limão
1 clara
2 colheres (sopa) de açúcar
¼ xícara (chá) de castanha de caju picadinha

Modo de preparo
1°- Coloque a banana prata numa superfície lisa até que ela fique parada. Com as mãos retire 2 dedos da casca de cada banana na parte de cima e no sentido do comprimento. OBS: Mantenha a banana com o restante da casca.
2°- Com uma colher de café cave a banana prata na parte de cima (a parte que está sem a casca) retire mais da metade da polpa formando uma canoa. Repita o mesmo procedimento com as demais bananas. Reserve a polpa e a banana.
2°- Numa tigela coloque a polpa da banana (reservada acima), ¼ xícara (chá) de geléia de framboesa e gotinhas de suco de limão e misture bem. Reserve.
3°- Com um batedor de arame bata 1 clara até ficar em ponto de neve (+/- 10 minutos). Adicione 2 colheres (sopa) de açúcar e bata bem.
4 °- Pegue cada canoa de banana, coloque uma porção da mistura geléia de framboesa (reservada acima), polvilhe castanha de caju picadinha, cubra com a clara batida e polvilhe mais castanha de caju picadinha. Arrume as bananas lado a lado num refratário e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 15 minutos ou até dourar o suspiro. Retire do forno e sirva em seguida.

CANTINHO DA ORAÇÃO
Se a oração é o respirar da alma, então vamos respirar com a alma. Vamos orar nessa nova semana pelo jovem Valderi Matias. Orem para que Deus dirija seus planos e pela sua felicidade entre nós.

ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO
13/11          Valderi Matias
15/11          Gilberto Hipólito
30/11          Laurita Matuda

VOCÊ SABIA?

Que Alberto Santos Dumont nasceu no município de Palmira, em Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873 e faleceu, vítima de suicídio, no Guarujá, São Paulo, em 23 de julho de 1932? A cidade de Palmira teve seu nome trocado para Santos Dumont (que permanece até hoje), depois que ele tornou-se famoso?
RESPONDA SE FOR CAPAZ

Por que todas as antenas parabólicas estão sempre voltadas para o Norte da terra aqui no hemisfério sul e voltadas para o sul no hemisfério Norte? Responda se for capaz.